Árbitros profissionais na Suécia

Já há algum tempo que a questão da profissionalização dos árbitros de futebol é discutida. Cada vez que em Portugal acontece um erro decisivo de um árbitro, o assunto vem à baila. O debate é polémico, mas parece ser (quase) consensual que esta medida poderia melhorar o nível da arbitragem.
Esta semana, a Suécia deu o primeiro passo para a mudança: a partir de 2009, apenas árbitros profissionais dirigirão as partidas da Allsvenskan, a primeira divisão do país.
“A Allsvenskan melhora ano após ano. Mas o desenvolvimento dos árbitros é algo que permanece estático. A partir de Janeiro de 2009, 10 homens estarão prontos e farão parte da primeira equipa de árbitros profissionais da Suécia. Esta medida vai melhorar o nosso futebol”, declarou optimista, Lars-Åke Lagrell presidente da Federação Sueca.
O financiamento para a realização deste projecto está assegurado até 2011. As receitas vindas da recente participação da selecção sueca no Europeu de Futebol serão investidas neste projecto, o restante sairá da liga de clubes que estão na elite. Cada árbitro terá um salário fixo e o restante dependerá de quantos jogos cada um deles apitar por mês. O projecto será avaliado após três anos em actividade e posteriormente um novo financiamento poderá ser solicitado à FIFA.
A decisão gera tanta discussão que, na vizinha Noruega, alguns árbitros manifestaram-se contrários a esta ideia. O árbitro e psicólogo norueguês Tom Henning Øvrebø acredita que não é necessário que a medida seja adoptada imediatamente também na Noruega, “Profissionalismo é mais atitude do que dinheiro. Todos os juízes da Tippeligaen são profissionais. Não tem nada ver com o dinheiro. A minha experiência é que faz diferença nas partidas.”, declarou Øvrebø, a um jornal.
É difícil imaginar que a profissionalização da arbitragem não tenha êxito. Porém, só a experiência o irá comprovar.

Notícia adaptada de: trivela.com

Comentários