Árbitros trabalham... com bola!

Vinte e três dos 25 árbitros de 1.ª categoria começaram ontem a trabalhar em Melgaço. Com a bola logo a saltar. Faltaram apenas João Ferreira – que está em comissão de serviço no Líbano – e Rui Silva – suspenso pelo Conselho de Disciplina da FPF. Para André Gralha, Augusto Costa, Bruno Esteves e Nuno Roque o dia foi ainda mais especial pois são os árbitros que ascenderam da 2.ª categoria. Só o primeiro não é estreante nestas andanças.
Sob a orientação de Vítor Pereira, os nossos árbitros do corpo de elite entraram quase de imediato em contacto com a bola e, depois de resolvidos alguns problemas técnicos, até proporcionaram bons momentos de...animação em jogos de futevoley, com Pedro Henriques a assumir-se como o elemento mais competitivo, liderando uma equipa que se unia sempre que vencia e que gritava a plenos pulmões "campeões, campeões, nós somos campeões".
Com a ajuda de uma dúzia de miúdos, Vítor Pereira entrou a seguir em acção para detalhar pormenores sobre o posicionamento dos árbitros no terreno, socorrendo-se de exemplos práticos. Objectivo: conseguir sempre uma visão de funil e antecipar os movimentos dos jogadores e da bola. Pedro Proença não participou nesta fase devido a um problema no joelho esquerdo.
Seguiu-se uma conferência de imprensa que serviu para Vítor Pereira apresentar os novos árbitros do quadro principal e para revelar os objectivos do estágio. Assim se ficou a saber que André Gralha tem 32 anos, vem de Santarém e trabalha numa empresa ligada à CP; que Augusto Costa é de Aveiro, tem 37 anos e é funcionário dos CTT; que Bruno Esteves tem 30 anos, é de Setúbal e tem como profissão ser gestor de stocks do ramo automóvel; e que Nuno Roque, de 29 anos, vem de Coimbra e é monitor de natação. Todos eles se manifestaram a favor da profissionalização da arbitragem.
Feitas as apresentações, Vítor Pereira falou do programa do estágio, que hoje, por exemplo, conta com uma palestra dos árbitros Carlos Xistra e Lucílio Batista sobre algumas alterações recomendadas pela UEFA e por uma aula sobre missão, valores e competência dada pelo professor universitário Pedro Matos. Que repete a lição amanhã, após o treino matinal, já com a presença dos 52 árbitros assistentes de 1.ª categoria, que entram hoje à noite em estágio. Sexta-feira será dia de testes escritos e físicos e sábado será a vez de Hermínio Loureiro falar com os árbitros, antes de um jantar minhoto. Estão previstas diversas palestras até lá. Por exemplo, o próprio Vítor Pereira falará de mãos na bola e atrasos (um tema quente), Jorge Sousa da protecção aos jogadores e Bruno Paixão de lances na grande área.

in: Record

Comentários