Olegário Benquerença fala ao Diário de Leiria

Olegário Benquerença em boa forma física para nova temporada
O árbitro leiriense Olegário Benquerença diz estar em boa forma física para enfrentar a nova época desportiva, que arranca hoje com o jogo Vitória de Guimarães-Vitória de Setúbal, num jogo arbitrado por si.
Olegário Benquerença - um dos árbitros mais prestigiados na Liga Vitalis, que esteve na fase final do Euro2008, disputado na Suíça e Áustria , está a encarar a nova temporada com o mesmo espírito dos campeonatos anteriores, fazendo um trabalho “sério” para cometer o mínimo de falhas nos jogos. “Estou em boas condições físicas e psicológicas para estar ao meu nível, dignificando a arbitragem e o futebol, que é isso que as pessoas esperam de nós”, afirmou o árbitro leiriense, que, aos 38 anos, desde 1994 no sector da arbitragem, tem merecido a confiança da UEFA para integrar equipas de arbitragem de fases finais de competições europeias e internacionais.
Ao longo da carreira, Olegário Benquerença diz ter tido falhas - “sou um ser humano como outro qualquer” -, mas, ao longo dos anos, uma das suas preocupações tem sido combater a “crítica fácil” de quem acompanha o futebol, que acaba por “denegrir” a imagem da arbitragem e do futebol. “Aqueles que fazem essa crítica acabam por levar as outras pessoas a pensar que os árbitros e os jogadores são um grupo de malfeitores”, sublinha, desafiando os críticos a visionar jogos de futebol de outros países e seguirem a postura dos espectadores, comparativamente às provas nacionais.
O facto de a prova deste ano ter menos equipas não facilita, segundo o árbitro leiriense, o trabalho das equipas de arbitragem, embora admita que possa contribuir para melhorar o espectáculo. “Um árbitro tem de desenvolver o seu trabalho, independentemente da qualidade das equipas, mas, como é lógico, se os jogadores forem mais evoluídos tacticamente, facilita um pouco”, acrescenta.Sobre a tão badalada profissionalização dos árbitros, Olegário Benquerença considera que essa vertente já existe, salientando que o importante “é melhorar as condições técnicas” para que os árbitros possam desenvolver o seu trabalho “mais eficazmente”, devido à dificuldade que as associações de futebol têm em recrutar árbitros.
Plano semanal de treino
Semanalmente Olegário Benquerença treina quatro vezes, acompanhado por um preparador físico. O treino no dia seguinte a cada jogo serve de descompressão e os restantes três planos de treino servem para preparação do encontro da jornada seguinte.
in: Diário de Leiria

Comentários