Pedro Henriques em "Discurso Directo" no Correio da Manhã

O árbitro lisboeta de 1ª Categoria, Pedro Henriques, falou ao Correio da Manhã, na rubrica "Discurso Directo" respondendo a algumas questões sobre a forma como o encara a arbitragem e também a época que hoje se iniciou:

CM - Como está a encarar a nova época?
PH – Com grande optimismo e confiança. Penso que a Liga 2008/09 tem todas as condições para ser mais competitiva, com mais adeptos nos estádios e com menos polémicas.
– Como se está a preparar e quais os principais objectivos?
– Preparo-me da mesma forma de sempre, com a máxima dedicação pelo ofício. Os objectivos são os maiores possíveis. Encaro esta nova época com ânimo renovado e esperançado em dignificar a arbitragem portuguesa.
– Sente que as críticas dirigidas aos árbitros são injustas?
– Não sei se são injustas, mas por vezes carecem de algum fundamento. Errar é humano, e isso deve ser entendido por todos. Também não gostamos de errar.
– Em 2002/03 assumiu publicamente que errou depois de um V. Guimarães-Sporting. É apologista de uma relação aberta?
– Sem dúvida. Apesar de respeitar os colegas que optam pelo silêncio – eu, inclusive, também já o fiz –, penso que só temos a ganhar em encarar o ‘problema’ de frente. Tornamos o nosso trabalho o mais transparente possível.
– A profissionalização continua a ser um objectivo? Em que pé está o processo?
Disseram-nos para estarmos tranquilos. Existe um projecto para três anos que conta profissionalizar, já esta época, seis árbitros. Na época seguinte, outros seis e no terceiro ano, espera-se, que todos possam obter esse ‘estatuto’.

Comentários