IFAB testa Futebol com 4 Árbitros Assistentes na Eslovénia

As reacções iniciais à experiência com mais dois árbitros assistentes, que está a decorrer no mini-torneio de qualificação para o Campeonato da Europa de Sub-19, na Eslovénia, foram extremamente positivas.
Platini presente
O Grupo 5 do mini-torneio engloba a anfitriã Eslovénia e ainda a Noruega, a Eslováquia e a Arménia. O torneio teve início na sexta-feira e decorre até quarta-feira, sendo que o Presidente da UEFA, Michel Platini, esteve presente para assistir à experiência. Para além do árbitro principal e dos dois árbitros assistentes, são incluídos mais dois árbitros assistentes, situados atrás da linha de golo para estarem atentos aos lances na grande área, tais como faltas ou conduta violenta.
Reacções dos árbitros
Platini ouviu as primeiras reacções à experiência, que vem no seguimento da aprovação do teste pelo International Football Association Board (IFAB), que rege as leis do jogo, na última Primavera. Os árbitros Nicola Rizzoli (Itália), que dirigiu o encontro Noruega-Eslovénia, e Mark Courtney (Irlanda do Norte), que esteve na partida Eslováquia-Arménia, tiveram a oportunidade de partilhar as suas experiências com o Presidente da UEFA.
Discussão alargada
O responsável pela arbitragem da UEFA, Yvan Cornu, esteve presente na reunião, juntamente com os representantes da arbitragem da FIFA, Leslie Irvine e Fernando Tresaco, bem como os homólogos da UEFA, Marc Batta e Hugh Dallas, e ainda os delegados do IFAB, Donald McVicar e Neale Barry. Cada árbitro ou árbitro assistente do mini-torneio que decorre na Eslovénia também estiveram presentes na reunião, enquanto o director das federações nacionais da UEFA, Theodore Theodoridis, e o secretário-geral da Federação de Futebol da Eslovénia, Dane Jost, estiveram presentes na qualidade de observadores.
Um árbitro mais atento
´O objectivo é ter um árbitro mais atento´, disse Platini. ´Não queremos alterar a filosofia do jogo; não queremos ter dois ou três árbitros´.
Agradável surpresa
Os árbitros e os seus assistentes afirmaram que ficaram agradavelmente surpreendidos. O árbitro tem pleno controlo do que se passa no terreno de jogo, mas tem mais olhos concentrados na grande área, o que pode ser um elemento dissuasor para os jogadores que tentam simular faltas. Fica a sensação de que se tem uma visão abrangente e clara de possíveis ´áreas cegas´ e todos os árbitros referiram que se sentiram mais confiantes. Por último, mas não menos importante, os assistentes adicionais podem prestar mais atenção aos foras-de-jogo.
Boa sensação
´Foi uma experiência muito boa neste tipo de torneios [com jovens jogadores]´, disse Rizzoli. ´Fiquei com uma sensação muito agradável, que deriva do facto de eu ter total controlo sobre o que se passa em cada metade do campo. Tínhamos três pessoas a observar a grande área, o que é muito importante´.
Experiência interessante
´É uma experiência muito interessante´, acrescentou Courtney. ´O mais importante para os árbitros é tomarem sempre a decisão correcta. Com este sistema, podemos receber rapidamente informação extra por parte dos assistentes adicionais, que podemos considerar como parte do difícil processo de tomar a decisão final´.
Mais experiências previstas
Melhorias e testes futuros vão ser obviamente necessários, estando prevista a realização de mais experiências para o final deste ano, também na fase de qualificação de Sub-19, nos Grupos 1 e 7, na Hungria e no Chipre.

©UEFA

Comentários