Olegário pré-seleccionado para Mundial 2010

O arbitro internacional português Olegário Benquerença é um dos 38 juízes pré-seleccionados para o Campeonato do Mundo de 2010, que se disputa na África do Sul, de acordo com uma lista divulgada esta sexta-feira pela FIFA.
Todos os pré-seleccionados estiveram em vários seminários organizados pela FIFA, desde que o processo começou no final de 2006. O nome de Olegário Benquerença surge como primeiro na lista da UEFA. Os critérios para a pré-selecção incluíram testes médicos, psicológicos, físicos e técnicos, bem como as prestações dos árbitros em jogos internacionais. O mesmo processo será usado para a selecção final, que deverá ocorrer no início de 2010.
O juiz de Leiria espera, obviamente, estar presente na prova e afirma que esta é uma «excelente notícia para a arbitragem portuguesa», que, sublinha, «está num nível elevado e nunca foi tão requisitada» a nível internacional. «Esta pré-selecção foi feita em Janeiro de 2008 e resulta de um trabalho que a FIFA tem vindo a fazer desde 2006, a minha presença no Mundial de Sub-17 da Coreia, em 2007, por exemplo, já foi nesse âmbito, portanto, esta continuidade é uma questão natural», afirmou Benquerença.
Incluído num lote que «a FIFA entende como a elite, com uma qualidade elevada», o árbitro de Leiria admite que «o grupo é difícil e competitivo», ou seja, não será fácil sobressair. «Seria uma estupidez não fazer tudo para continuar, mas esta escolha não resulta apenas de um mérito pessoal, mas sim de um trabalho de equipa, com os assistentes que me têm acompanhado», disse Olegário Benquerença, concluindo que «o mérito é da arbitragem portuguesa».
Portugal não teve juízes no Mundial-2006 e no Euro-2008, a última competição internacional que contou com portugueses foi o Euro-2004, com a presença de Lucílio Baptista. «Desde 2002 que não temos um árbitro num Campeonato do Mundo, mas não é demasiado tempo, desde o Vítor Pereira até agora passou apenas um Mundial», analisou Benquerença. «Temos agora uma segunda oportunidade», acrescentou o leiriense.
Nomeações demonstram bom desempenho nas competições europeias
Um dos critérios de avaliação dos juízes será o desempenho nos jogos internacionais. Olegário Benquerença tem estado nas competições europeias e ainda esta semana foi escolhido para o Bayern Munique-Fiorentina, da Liga dos Campeões.«As exibições internacionais têm corrido extremamente bem, como demonstram as nomeações, cada vez mais com jogos de grau elevado e com resultados positivos para mim e para a UEFA», considerou o árbitro português, admitindo que as partidas das competições europeias «são diferentes» das da Liga. «Desde logo, no ambiente fora e dentro de campo», argumentou, sem querer desenvolver a análise.«A arbitragem portuguesa está num nível elevado, nunca foi tão requisitada a nível internacional», declarou Olegário Benquerença, numa análise às últimas nomeações e desempenhos dos juízes nacionais.
Por fim, o juiz afirmou que «esta é a arbitragem dos árbitros portugueses», que não se confunde com «processos marginais do futebol português, que se servem da arbitragem para proliferar».

Comentários