UEFA motivada com utilização de 4 árbitros assistentes

Para o chefe da comissão arbitral da UEFA, Yvan Cornu, a utilização de dois assistentes adicionais, colocados atrás das balizas, revelou-se muita positiva. A experiência está a decorrer no Europeu de sub-19, nos Grupos 1 e 5 de classificação, e apesar de ser ainda muito cedo para tirar conclusões, Cornu considera que «vale a pena o esforço».
Yvan Cornu, citado pelo diário desportivo espanhol Marca, adiantou que os árbitros participantes estã a gostar da ideia. «Os árbitros têm dito que até agora só têm visto vantagens», declarou. Na opinião do dirigente, com mais dois assistentes em campo «há um maior controlo da área de penalty, os árbitros sentem-se mais à vontade nos contra-ataques e há menos protestos».
«Os assistentes extras têm um efeito tranquilizador e preventivo e não afectam, de todo, o controlo de jogo. Não vimos aspectos negativos, nem nada que pudesse criar complicações e problemas», acrescentou Cornu.
A experiência vai continuar, introduzindo-se novas variantes, como por exemplo «em vez dos novos assistentes estarem em lados opostos, poderão surgir no mesmo lado. As normas não estão fixadas, vamos tentar tudo», explicou o chefe da comissão arbitral da UEFA.

Comentários