António Sérgio e as críticas às arbitragens

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol critica o Sporting pelas sucessivas críticas à arbitragem. António Sérgio diz que o clube deve passar a fazer as suas queixas nos locais próprios, ou seja, nas instituições da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
A arbitragem voltou a ser tema nesta nona jornada, depois de o treinador do Sporting se ter queixado da arbitragem de Artur Soares Dias, que expulsou Caneira e Derlei no jogo com a Naval. Paulo Bento afirmou no final do encontro que, se querem perseguir alguém, que o persigam a ele. O director desportivo leonino, Pedro Barbosa, também se referiu ao assunto, e, quando instado a comentar o trabalho da equipa de arbitragem, endereçou de forma irónica essa função para o presidente da APAF.
Em declarações à Antena 1, António Sérgio responde ao treinador e ao dirigente do Sporting lamentando a sua atitude e incitando o clube a queixar-se junto da LPFP.
"Isto cai no âmbito do que podemos chamar de ofensas à ética desportiva. Acho lamentável que sejam prestadas essas declarações, porque põem em causa o prestígio dessa instituição que é o futebol, na qual estão incluídos os árbitros, os jogadores e os treinadores. Era melhor não serem feitas", começa por dizer.
"Se o Sporting tem alguma coisa a dizer, que o diga nos locais próprios, que é dentro da sede da Liga, nas instituições da Liga, na assembleia-geral da Liga, na direcção da Liga, e não deve estar a lançar suspeitas sobre as anotações técnicas dos árbitros. Eu não comento as anotações técnicas nem dos árbitros, nem dos jogadores", acrescenta.
"Estamos cansados"
Outro motivo para a insatisfação de António Sérgio é o incidente com o Vitória de Guimarães. O treinador Manuel Cajuda foi expulso esta jornada e disse depois que tinha sido "enxotado como um animal".
O presidente da associação dos árbitros confessa que já está cansado da contestação à arbitragem: "Todos os anos acontece esta situação e já estamos habituados. Estamos já cansados".
"Não podemos aceitar este tipo de violações da ética desportiva, porque nós também não o fazemos em relação aos treinadores. Respeitamos os treinadores, respeitamos o trabalho deles e dos jogadores. Achamos que era melhor discutir os assuntos internamente e não externamente, porque isso só desprestigia o futebol", remata.

Comentários

Offshore disse…
Uma questão:
Na jogada do 1º golo, a inervenção de Rolando (nº14) pode ser considerada como parte activa no jogo e desta forma deveria ter sido considerado fora de jogo ?
as imagens: http://www.youtube.com/watch?v=_gtWZ6lNbpQ

Obrigado
Anónimo disse…
Excelente questão..
Pelo que percebi no vídeo refere-se á movimentação do jogador nº14 do FC Porto que no momento do cruzamento se encontra me posição de fora-de-jogo..penso ser a esse elemento que se refere..
No momento do passe Rolando encontra-se efectivamente em posição irregular, sendo que, de acordo com o espirito da lei 11, o fora-de.-jogo deveria TER SIDO PUNIDO, visto que, apesar de não tocar a bola, existe uma clara tentativa de intervir no encontro, pois Rolando tenta cabeçear a bola juntamente com um seu colega, logo deve considerar-se que essa sua tentativa de disputa é uma forma directa de TENTAR PARTICIPAR NO JOGO, pelo que o fora-de-jogo deveria ter sido assinalado!
Contudo aceita-se a intervenção do AA ao deixar prosseguir o encontro, pois é uma situação de análise complicada (dúvida) pelo que deverá ser beneficiada a equipa que ataca. Tal facto passou-me despercebido no decorrer do encontro, excelente chamada de atenção e optima jogada para discutir a aplicação da lei 11..
Offshore disse…
Obrigado pelo esclarecimento.
Estava-me a referir ao Rolando, precisamente.
Pensava que esta situação não reunia as condições para poder ser considerado fora de jogo.