Profissionais ou não... todos erramos!

Errar com um apito na boca quando se tem de decidir em milésimos de segundo... é fácil!
Errar com a bola nos pés quando se têm milésimos de segundo para decidir e executar bem... muito fácil!
Errar a falar, quando se tem oportunidade e tempo para reflectir sobre as declarações que vamos proferir... isso já é mais difícil. Mas há quem consiga!

Refereetip tem tentado, desde a sua criação, manter uma posição distante do que são os conflitos do futebol português relativamente à arbitragem.
No seguimento das tristes declarações proferidas ontem após a actuação do nosso colega Bruno Paixão, onde vimos mesmo a sua seriedade, honestidade e integridade moral serem postas em causa, Refereetip entende que não deve deixar passar este momento sem sair em defesa de alguns homens cuja competência e seriedade devem ser defendidas. Não vamos defender os erros dos árbitros nem os próprios árbitros, pois não queremos ser acusados de corporativismo.
Então, abaixo, apresentamos algumas imagens de alguns jogos de futebol. Queremos fazer notar que conhecemos alguns dos homens envolvidos nos erros cometidos: São profissionais honestos, íntegros e que amam o futebol...


O Pedro Emanuel é um grande profissional e um grande homem. O facto de não ter saltado à bola e com isso ter permitido o golo não merece que ponham em causa a sua competência como jogador ou a sua honestidade com pessoa. Cometeu um erro grave. Sabemos que vai ultrapassá-lo. Força Pedro.


Cristiano Ronaldo (provavelmente o melhor jogador do mundo) não deixes que treinador algum te diga que não és competente ou honesto apenas porque também vais errando.


Estes, os guarda-redes, estão numa posição mais propensa ao erro. Felizmente para os das imagens que os seus treinadores os deixaram continuar a ser jogadores de futebol não os acusando de serem incompetentes ou desonestos, merecedores de serem "banidos" do futebol.




Erros, erros, erros... Tantos profissionais de futebol, reconhecidamente competentes e honestos, a cometerem erros tão graves. Pensamos que se chama a isto condição humana...

Comentários

Anónimo disse…
De facto errar é próprio da condição humana e os árbitros são talvez o ser humano mais propenso ao erro. Mas atenção: todos os árbitros! Devemos tratar por igual, aquilo que é igual e tenho pena que este artigo não tenha já sido escrito em abono de outros árbitros que foram alvo de críticas algumas mesmo injustificadas. Porquê dar o nome de um árbitro (Bruno Paixão)a uma realidade de todos os árbitros?
Anónimo disse…
Admito, que remédio, que errar é humano. Mas no futebol, como em qualquer outra actividade, a capacidade, humana também, de evitar o erro é o que distingue os competentes dos incompetentes.
Quando a "propensão" ao erro passa de eventualidade e ossos do ofício a imagem de marca, como no caso do senhor Bruno Paixão, o erro deixa de ser do próprio, eventualmente pela dificuldade de auto-avaliação, e passa a ser de quem persiste em meter a cabeça na areia sobre o assunto.

p.s. quem assistiu à arbitragem do senhor Bruno Paixão na última semana no Feirense/Boavista, pode prespectivar o que iria acontecer neste jogo da Taça.
Anónimo disse…
Entendo e concordo com o autor do blog, mas existem árbitros [muitos] que não merecem estar na arbitragem.

Paixao anda a muitos anos cometendo sempre os mesmos erros, o que não e normal, e não existe um clube que não se queixe deste arbitro.

Isso é que deve ser levado em linha de conta, pois errar e humano, mas muitas vezes no mesmo jogo e em outros, é demais incompetência.