Relatórios dos Observadores da LPFP

São 30 os observadores de árbitros da Liga. Todas as semanas analisam, num relatório de 3 páginas, o trabalho dos árbitros, com base em 10 pontos bem definidos mas, ainda assim, motivo de polémica e discórdia.
Esses observadores de árbitros também são alvo de controlo e avaliação. Os seus relatórios semanais são analisados por uma Comissão de Análise que os pontua, de forma a, no final de cada época, estabelecer-se uma classificação, com base na qual se procedem às despromoções e promoções.
Esta temporada subiram ao primeiro escalão quatro novos observadores de árbitros (um de cada uma das seguintes associações distritais: Santarém, Coimbra, Aveiro e Braga).
A carreira de observador é seguida, maioritariamente, por antigos árbitros, que se iniciam a nível das associações, fazendo depois exame para o quadro da Federação e destes são escolhidos os que integram o quadro da Liga.
O relatório
O relatório que cada um tem de fazer no final de cada jogo é composto por 3 páginas e deve preencher 10 capítulos de análise, dos quais a maioria (duas em três páginas) diz respeito apenas ao trabalho do árbitro. O desempenho dos assistentes e do quarto árbitro também é analisado e pontuado individualmente. A pontuação varia entre 1 e 5 valores, com escalões intermédios definidos. O escalão mais baixo (Muito Insatisfatório), vai até aos 1,9 valores, o segundo (Insatisfatório), dos 2,0 aos 2,4, o escalão seguinte, que vai de 2,4 a 2,9 pontos é apenas Satisfatório. O trabalho Bom varia entre os 3,0 e os 3,4 valores, o Muito Bom entre os 3,5 e os 3,9, o Excelente entre os 4,0 e os 4,4, e do 4,5 para cima o trabalho é considerado Excepcional.

In: Record

Comentários