Homenagem a Francisco Guerra

Decorreu ontem de manhã, uma simbólica romagem ao cemitério de Leça da Palmeira, em Homenagem ao 22º aniversário do falecimento do árbitro Internacional Matosinhense Francisco Guerra.
Presidiu a esta cerimónia, o presidente do Núcleo de Árbitros de futebol Francisco guerra, Paulo Paraty e contou com a presença de árbitros de todas as categorias, ex-árbitros e o sócio número um do Núcleo de Árbitros de Futebol Francisco Guerra, João Mesquita.
O mestre Francisco Guerra, natural de Leça da Palmeira – Matosinhos, faleceu a 1 de Dezembro de 1986 e marcou várias gerações de árbitros portugueses. Percorreu todos os caminhos ao serviço da arbitragem, tendo sido melhor árbitro do ano (2 vezes) arbitrou a Final da Taça de Portugal (2 vezes), foi instrutor FPF e da F.I.F.A, observador da UEFA, árbitro de mérito e obteve a Medalha de Bons Serviços Desportivos atribuída pelo Ministério da Educação e Cultura. A Câmara Municipal de Matosinhos concedeu a medalha de Mérito Dourada a titulo póstumo, mas numa altura em que existem movimentações, junto das autarquias do Porto e Gaia para instalação da nova sede, seria também óptimo, que o executivo da autarquia matosinhense, pensasse na hipótese de cedência de instalações para que o nome da arbitragem matosinhense se perpetuasse na terra que o viu nascer. A formação da arbitragem, tem que estar ao mesmo nível da formação dos clubes. O apoio da autarquia, como utilidade pública, poderá ser pioneira no interesse de jovens que não conseguem seguir a sua carrreira futebolistica após os escalões de juniores, entrando assim na formação das Leis do Jogo, contribuindo para a ocupação dos seus tempos livres. Seria um justo reconhecimento do poder executivo de Matosinhos ao insigne e Saudoso Francisco Guerra, justificando o trabalho longo, árduo e perseverante exigido e para que todos pudessem dizer o que o Mestre sempre disse: O Saber Só Interessa Como Meio de Servir.

imagem: quadro do pintor matosinhense Miguel Cardoso

in: Bolanaarea

Comentários