UEFA analisa arbitragem portuguesa

A UEFA – na pessoa de um dos responsáveis para a área da arbitragem, o suíço Francesco Bianchi – está em Portugal para analisar qual a organização da arbitragem lusa, como está ser feita a formação e que projectos existem para este sector.

A visita enquadra-se no processo de candidatura encabeçada pela Federação Portuguesa de Futebol e que tem como objectivo tornar o nosso país num dos signatários da Convenção de arbitragem da UEFA, um projecto “que visa a uniformização da formação, do recrutamento e da retenção dos árbitros” a nível europeu, segundo explicou ao Portal do Futebol o coordenador indicado pela FPF para conduzir a “bom porto” esta adesão, Nuno Castro.

“A ideia é que existam parâmetros e requisitos mínimos que sejam cumpridos pelas Federações Nacionais para que o desenvolvimento e melhoria geral da arbitragem sejam uma realidade. Neste momento, já assinaram a Convenção 17 Federações, estando outras 32 – entre elas Portugal – em processo de adesão”, prosseguiu o ex-árbitro e actual observador e colaborador da FPF para a área da formação.

Agradado com o que viu e ouviu, Francesco Bianchi não tem dúvidas em referir que Portugal
tem todas as condições para, “dentro em breve”, integrar a Convenção de arbitragem do organismo máximo do futebol europeu. “Pessoalmente, estou muito satisfeito com aquilo que encontrei aqui em Portugal. Os responsáveis da arbitragem estão preparados para trabalhar no sentido de melhorar os pontos que necessitam de ser limados e é um óptimo indício a sua predisposição de quererem fazer mais e melhor”, referiu aquele responsável.

“Ontem [segunda-feira] tive uma reunião muito produtiva com Carlos Esteves [Presidente do Conselho de Arbitragem da FPF] e Vítor Pereira [líder da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional], durante a qual abordámos a organização da arbitragem em Portugal, quer no plano geral, quer no que diz respeito às especificidades dos árbitros de elite e ao sistema implementado para os observadores de árbitros. Estudámos, ainda, a possibilidade de implementar um programa de mentores e talentos e concordámos que será necessário promover um maior acompanhamento dos jovens árbitros”, prosseguiu Francesco Bianchi.

Esta terça-feira, Bianchi esteve reunido na Sede da FPF com Nuno Castro, Jorge Pombo (Coordenador do Gabinete de apoio técnico da FPF) e João Aragão e Pina (LPFP) para discutir, entre outros temas o recrutamento e retenção de árbitros. “Em muitos países, assiste-se ao problema de se perderem muitos árbitros, depois de dois ou três anos de actividade. Isto acontece, ou porque juízes estão desiludidos, ou porque sentem que não são suficientemente apoiados. E neste processo acabamos por perder muitos árbitros com enorme potencial, pelo que temos de estudar formas para que tal não aconteça com tanta frequência e esse é, precisamente, um dos propósitos da Convenção de arbitragem da UEFA”, rematou aquele responsável.

Comentários