É preciso repensar a arbitragem, defende Paulo Paraty

Apesar dos incidentes ocorridos ontem no do debate "Profissionalização dos Árbitros em Portugal" que decorreu na Associação de Futebol de Braga (ver notícia relacionada) o ex-árbitro Paulo Paraty considera que a discussão foi muito interessante e reforçou a sua convicção de que "é preciso repensar a arbitragem, investindo muito mais na qualificação e na formação de árbitros" e, por tudo isso, "refazer os regulamentos". Até porque, na opinião do antigo internacional, há entre os árbitros "uma enorme vontade de progredir e de melhorar".
Também Carlos Coutada, presidente da Associação de Futebol de Braga e um dos oradores na noite de ontem, atribui importância fundamental a um "trabalho profundo na base" para melhorar o recrutamento e a formação de novos árbitros, de modo a garantir "a normal ascensão aos quadros superiores", onde as condições de trabalho "já são excelentes". E, para este dirigente associativo, tudo passa por uma questão de ordem orçamental.
Paulo Paraty considera que a discussão e as conclusões do colóquio atiram para segundo plano os incidentes ocorridos antes da abertura, quando "dois ou três adeptos do Sp. Braga mais exaltados" insultaram alguns dos presentes, Paraty incluído. "Nada de transcendente", resume o antigo árbitro, explicando que a "intervenção rápida da organização e do presidente da AF Braga" ajudou a serenar os ânimos, tendo depois os trabalhos prosseguido de modo "normal e muito interessante".

in: RTP

Comentários