Internacionais receberam insígnias FIFA 2009

Os árbitros internacionais portugueses para 2009 receberam, esta terça-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, as insígnias FIFA, numa cerimónia que teve um sabor especial para o assistente, Venâncio Tomé, que ascendeu, este ano, à categoria de internacional pela primeira vez.
“Antes de mais, é um orgulho imenso poder pertencer, a partir de agora, ao quadro de árbitros internacionais portugueses. É um objectivo que já perseguia há alguns anos e que vejo agora atingido. No entanto, este não é um fim em si, é antes o início de uma nova etapa na minha carreira na arbitragem”, referiu Venâncio Tomé em declarações ao fpf.pt.
Para o juiz assistente luso – que é árbitro desde 1993, tendo ascendido à primeira categoria nacional em 1997 – o que mais o motiva “é a oportunidade de representar o País além fronteiras”, considerando que tem como principal missão “dignificar a arbitragem portuguesa e a Associação de Futebol de Setúbal [à qual pertence]”.
“Estes anos de arbitragem têm sido bastante compensadores, nomeadamente pelo facto de me terem possibilitado actuar com alguns dos melhores árbitros portugueses, muitos dos quais pertencentes aos quadros da elite internacional. Os aspectos positivos têm suplantado, aliás, os grandes sacrifícios que tenho feito na minha vida pessoal e profissional”, concluiu.
Gilberto Madaíl elogia qualidade dos árbitros portugueses
A cerimónia deste final de tarde contou com a presença do Presidente da FPF, Gilberto Madaíl, bem como do responsável máximo pelo Conselho de Arbitragem da Federação, Carlos Esteves, e do líder da Comissão de Arbitragem da LPFP, Vítor Pereira.
Gilberto Madaíl lembrou que "os 29 árbitros que fazem parte do quadro de internacionais são o reflexo do trabalho de qualidade que tem sido feito em Portugal – e que é reconhecido pelas instâncias internacionais –, num sector sempre tão sujeito a críticas e aos holofotes mediáticos".
"E ninguém melhor do que os homens e mulheres que aqui estão sentados sabem o quão difícil é a tarefa de julgar num instante aquilo que muitos outros vêem através de diferentes ângulos, perspectivas e utilizando as mais diversas tecnologias", prosseguiu no discurso que anteceu a entrega das insígnias.
Madaíl lembrou a importância deste dia para os árbitros presentes: "Acredito que esta simples cerimónia terá um significado muito especial para cada um deles. Tanto mais, que representa o reconhecimento do trabalho que têm efectuado ao longo das suas carreiras. Por isso, gostaria, também, em nome da Federação Portuguesa de Futebol, de vos agradecer pelo vosso empenho, esforço, dedicação e capacidade de dar ao futebol o tempo que, de certo, gostariam de poder dedicar às vossas famílias e actividades profissionais".
"Estas palavras são dirigidas de uma forma muito particular ao árbitro assistente, Venâncio Tomé, que hoje se junta ao lote de árbitros internacionais portugueses. Que saiba, tal como os seus pares o têm feito de forma exemplar, dignificar e honrar o nome do País, da FPF e da arbitragem portuguesa", frisou.
"Pedia-vos, ainda assim, e sem entrar em discussões sobre a adopção – ou não – de um regime de profissionalismo na arbitragem, que redobrassem esforços no sentido de se apresentarem cada vez mais concentrado e preparados para evitar, ou reduzir ao mínimo, as hipóteses de erro", lembrou.
"A terminar, não posso deixar de lembrar todos os árbitros e árbitros assistentes que, pelos mais diversos motivos, não conseguiram chegar a este patamar de excelência. Quero dizer-lhes que a FPF e o Futebol Português têm para com eles uma enorme dívida de gratidão e reconhecimento por permitirem que, fim-de-semana após fim-de-semana, por todo o país, nos mais variados escalões e divisões, milhares e milhares de atletas possam fazer aquilo que mais gostam: jogar futebol, possibilitando igualmente que as competições nacionais e distritais decorram com todas as condições", concluiu.

Eis a lista completa dos 29 árbitros internacionais portugueses:
Árbitros:
Olegário Benquerença
Lucílio Baptista
Pedro Proença
Bruno Paixão
Duarte Gomes
João Ferreira
Paulo Costa
Jorge Sousa
Carlos Xistra

Árbitros Assistentes:
Bertino Miranda
José Cardinal
João Santos
Tiago Trigo
Sérgio Lacroix
José Ramalho
Sérgio Serrão
Serafim Nogueira
Alfredo Braga
Venâncio Tomé

Árbitros de Futsal:
António Cardoso
Pedro Paraty
Francisco Parrinha
Eduardo Coelho

Árbitras de Futebol Feminino:
Sandra Bastos
Berta Tavares
Márcia Pejapes

Árbitros de Futebol de Praia:
João Carlos Almeida
Carlos Frazão
Carlos Francisco

in: FPF.pt

Comentários