APAF pede à Liga para agir disciplinarmente e elogia postura de Lucílio Baptista

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luís Guilherme, pediu hoje às comissões de Arbitragem e de Disciplina da Liga para actuarem face aos incidentes que aconteceram após a final da Taça da Liga.“Esperamos que a Liga, através da sua Comissão de Arbitragem e da sua Comissão de Disciplina, accionem os mecanismos necessários para que, se houver pessoas que tenham de ser penalizadas pelo que fizeram, o sejam”, afirmou Luís Guilherme em declarações à TSF.
Sem querer falar em nomes, o dirigente sublinhou que “vários agentes, quer no final do jogo quer depois na comunicação social, produziram afirmações que são de todo incompatíveis com os comportamentos que devem ter gentes com responsabilidades no futebol”.
Na mesma entrevista, Luís Guilherme elogiou a postura adoptada por Lucílio Baptista em assumir o erro. “Essa atitude para nós é a mais correcta. As pessoas não vão ficar nunca satisfeitas com o que o Lucílio Baptista venha a dizer. O grande objectivo é manter o sector sobre pressão”, acusou o dirigente.
O presidente da APAF rejeita essa pressão, que diz ser motivada pelo que ainda está em jogo no campeonato. “A Liga está a caminhar para o final e todos sabemos que esta época só o campeão irá directo à Liga dos Campeões. Isto vem num conjunto de várias atitudes que vêm sendo tomadas nos últimos tempos pelos clubes no sentido de pressionar a arbitragem. A arbitragem não se vai deixar pressionar. Os árbitros vão continuar a tentar fazer o seu melhor dentro do terreno de jogo, certamente com erros, o que lamentamos sempre e queremos evitar”.
Luís Guilherme manifestou-se ainda favorável à introdução de novas tecnologias na arbitragem. “Há certas situações de jogo onde a introdução de meios tecnológicos podia ajudar. Entendemos que em determinadas competições isso é importante, ajudaria o futebol e contribuiria para uma melhor prestação dos árbitros”, concluiu.

in: Público

Comentários