Olegário fala da sua ida ao Qatar

O leiriense Olegário Benquerença vai arbitrar pela quarta vez jogos da Liga do Qatar, de 18 a 24 de Março, anunciou esta quarta-feira no seu site oficial a Federação Portuguesa de Futebol.
Em declarações à Agência Lusa, Olegário Benquerença, único árbitro português de topo da UEFA, referiu que esta "é uma experiência muito enriquecedora", que lhe dá "oportunidade de consolidar a experiência internacional" e "conhecer a cultura desportiva de outros países".
Comparando o futebol português e europeu com o do Qatar, o árbitro de Leiria adiantou que "a paixão pelo futebol é igualmente intensa" e que "há uma adoração do futebol como na Europa".
"Do ponto de vista comportamental há diferenças. O povo árabe é mais respeitador do seu semelhante. Não se verificam contestações aos árbitros. Há um respeito significativo", referiu.
Olegário Benquerença revelou ainda que "praticamente todas as semanas há árbitros estrangeiros a arbitrar na Liga do Qatar". "A Federação do Qatar quer desenvolver um campeonato de nível. Apostou em diversos jogadores famosos e está a investir na formação dos árbitros. Contudo, não se forma um árbitro à mesma velocidade que se contrata um jogador", referiu.
Neste momento, jogam na Liga do Qatar jogadores como o suíço Hakan Yakin, o guineense Pascal Feindouno, o tunisino Sabri Lamouchi e o congolês Lomana Lualua, além dos brasileiros Roger e Nivaldo, que passaram pelo Benfica e pelo Belenenses, respectivamente.
Na sua quarta visita ao Qatar, Olegário Benquerença será auxiliado pelos portuenses Bertino Miranda e José Cardinal, numa viagem que coincide com a 25 jornada da Liga portuguesa.

Comentários