UEFA vai defender árbitros que interrompam jogos por actos de racismo

A UEFA vai apoiar os árbitros que encerrarem partidas devido ao comportamento racista de adeptos, disse nesta quarta-feira William Gaillard, director de comunicação da entidade reguladora do futebol europeu.
"Temos consciência que esse tipo de fenómeno (racismo) não desaparece da noite para o dia", disse Gaillard em entrevista. "Queremos enfatizar claramente que vamos tomar medidas drásticas para lidar com esse comportamento drástico. Parar os jogos é uma medida drástica e será uma penalização para a equipa da casa, já que é considerado uma derrota de 3 x 0", acrescentou Gaillard.
Gaillard, participando numa conferência "Unidos Contra o Racismo" em Varsóvia, disse que a UEFA já fechou estádios e suspendeu equipas de torneios devido a comportamentos inadequados dos adeptos.
Esta semana, o central inglês Sol Campbell pediu que a liga inglesa retire pontos de clubes cujos fans forem considerados culpados de racismo. Campbell, capitão do Portsmouth, tem sido alvo de ofensas racistas por parte de adeptos do Tottenham Hotspur desde que deixou a equipa para defender o rival Arsenal, em 2001. Em Janeiro deste ano, 11 adeptos foram acusados formalmente de racismo contra o jogador durante uma partida do Campeonato Inglês entre Portsmouth e Tottenham, em 2008.

Comentários