Polónia: Árbitro detido por corrupção

São já 198 o número de pessoas investigadas por corrupção no futebol. O ministro do Desporto quer importar árbitros checos e alemães.
A polícia polaca prendeu hoje em Zawiercie um árbitro, sob a acusação de "negociar" resultados de jogos de futebol, numa detenção que eleva para 198 o número de pessoas investigadas por alegada corrupção no futebol polaco.
As investigações da procuradoria polaca começaram em Maio de 2005, com o objectivo de acabar com a corrupção no futebol polaco e num país que em 2012 se prepara para receber, em conjunto com a Ucrânia, o Europeu da modalidade.
Entre os 198 investigados ao longo dos últimos anos, encontram-se futebolistas, dirigentes, árbitros, membros da Federação Polaca de Futebol (PZPN) e ainda um adepto. Um dos casos mais problemáticos envolve o árbitro Grzegorz Gilewski, detido em Dezembro do último ano, um dos juízes mais conhecidos da Polónia e que se encontrava na lista da federação para ir ao Mundial 2010.
O aumento do número de árbitros envolvidos em práticas ilegais começa a ser preocupante, provocando uma inexistência de juízes qualificados para dirigir todos os jogos da liga polaca. Uma situação que já levou o ministro polaco do desporto, Miroslav Drzewiecki, a admitir a "importação" de árbitros checos e alemães.

Comentários