UEFA: Árbitros no centro das atenções

Árbitros de maior experiência e outros mais jovens vão estar no centro das atenções durante esta semana, na Suíça, onde se realizam dois cursos organizados pela UEFA, um para árbitros de créditos firmados e outro para jovens talentos da arbitragem.
Seminário inaugural
O primeiro seminário para árbitros de Categoria 2 da UEFA já começou e decorrerá até quarta-feira. Conta com as presenças de juízes com provas dadas, que possuem larga experiência, e árbitros recém-chegados à lista de internacionais da FIFA, que vão, gradualmente, ganhando experiência ao dirigir encontros internacionais das principais competições, como, por exemplo, da Taça UEFA.
Agenda preenchida
O curso para árbitros de Categoria 2 inclui um teste físico, análises de situações de jogo através de vídeo, uma revisão sobre as instruções dadas recentemente aos árbitros da UEFA, como lidar com o sucesso e a decepção, e assuntos de ordem administrativa da UEFA. Membros do Comité de Arbitragem da UEFA – todos eles antigos árbitros internacionais – estarão à disposição para ajudar os juízes mais jovens, tal como a habitual equipa técnica dos árbitros, encabeçada pelo belga Werner Helsen, especialista em treino físico.
Ideias-chave
´A segunda categoria para árbitros da UEFA é importante, pois necessitam de passar por ela para chegarem ao nível mais elevado´, lembrou aos árbitros o vice-presidente da UEFA e presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, Angel María Villar Llona. ´Vocês têm muita experiência internacional. Precisamos dela e a UEFA quer estar em permanente contacto convosco. Vemo-los no campo, mas queremos também que falem connosco e transmitir-vos as nossas ideias-chave´. Os debates serão realizados em grupos e discussões plenárias.
Instruções e conselhos
O Comité de Arbitragem da UEFA aproveita esta oportunidade para fazer passar instruções, informações e conselhos reunidos a partir de vários cursos de árbitros internacionais levados a cabo nos últimos meses. Entre as instruções transmitidas incluem-se a necessidade da uniformidade nos critérios de decisão, a protecção dos jogadores face a entradas demasiado violentas e a tomada de medidas rigorosas face às simulações.
Talentos e mentores
No final da semana, os jovens árbitros europeus irão até Nyon para o 9º Seminário da UEFA para Talentos e Mentores de Árbitros e Assistentes. Uma das principais iniciativas das actividades de desenvolvimento do programa de arbitragem da UEFA tem sido o sistema de talentos e mentores, onde jovens árbitros promissores são acompanhados e recebem o aconselhamento de antigos juízes internacionais mais experientes. Este programa encontra-se em actividade desde 2001 e já deu frutos, pois, desde então, vários jovens árbitros foram responsáveis por arbitrar jogos europeus ao mais alto nível. Este seminário conta com a realização de uma sessão de treino prático, assim como uma apresentação sobre os elementos mentais do trabalho de equipa, assuntos relacionados com o observador de árbitros e uma revisão das directrizes para os árbitros da UEFA.
In: UEFA

Comentários