Experiência dos 5 árbitros continua na Europa League

As experiências com cinco árbitros vão continuar nos jogos da UEFA Europa League de 2009/10 por proposta do Presidente da UEFA, Michel Platini, na sequência da aprovação do Comité Executivo da FIFA, que esteve reunido em Nassau, nas Bahamas.
Dois árbitros suplementares
Estes testes surgem depois de, no início deste ano, o organismo responsável pelas leis do futebol, o International Football Association Board (IFAB), ter autorizado a continuação dos mesmos durante a reunião geral do organismo em 2009. Para além do árbitro e de dois assistentes nas linhas laterais, haverá mais dois assistentes atrás da linha de fundo, especialmente atentos às incidências dentro da área, como faltas ou comportamentos incorrectos.
Maior interesse
As experiências vão decorrer na UEFA Europa League, facto que irá proporcionar ainda maior interesse em redor da nova competição europeia de clubes, em estreia na próxima época.
Reacções positivas
As primeiras experiências com dois árbitros suplementares decorreram com sucesso no último Outono, nos mini-torneios de apuramento para o Campeonato da Europa de Sub-19, tendo gerado reacções extremamente positivas, tanto pela parte dos árbitros como dos observadores. Os membros do IFAB analisaram os relatórios sobre os primeiros testes com cinco árbitros e decidiram dar autorização para a continuação desta experiência da FIFA, desta vez numa competição profissional.
Necessidade de ajudar árbitros
"Toda a gente concorda que os árbitros precisam de ajuda", comentou Michel Platini. "O futebol está muito mais rápido, pois os jogadores estão cada vez mais bem preparados e deixam os homens de preto perante uma missão que parece impossível".
Ajuda preciosa
"Dois pares de olhos suplementares, atentos a tudo o que se passa na grande área, são uma ajuda preciosa para o árbitro e reforçam a equipa de arbitragem, em confiança e em número, permitindo também maior fluidez do jogo".
Criar condições ideais"
As melhores equipas são, muitas vezes, as que demonstram maior coesão. Ao reforçar a posição do árbitro principal, estamos a criar as condições ideais para as equipas de arbitragem serem também cada vez melhores".
in: UEFA

Comentários