FIFA proíbe “monitores de TV junto ao quarto árbitro”

A FIFA anunciou hoje a proibição da presença de monitores de televisão junto ao quatro árbitro para evitar novas controvérsias como a ocorrida na partida entre Brasil e Egipto, na última segunda-feira, na Taça das Confederações.
O Egipto apresentou um protesto na FIFA contra o árbitro Howard Webb por ter assinalado uma grande penalidade favorável à selecção brasileira no último minuto da partida. Nesse lance, Ahmed Al Muhamadi cortou a bola em cima da linha de golo com o braço e o árbitro, inicialmente, assinalou pontapé de canto. Segundo os egípcios a falta só foi marcada depois da intervenção do quarto árbitro, que teria assistido à jogada através de um monitor de televisão.
"Para se certificar de que não há mais dúvidas sobre o uso de imagens de televisão em jogos pelo quarto árbitro, não serão permitidos monitores de TV junto ao quarto árbitro", afirmou Joseph Blatter, presidente da FIFA. "Isto é definitivo. Portanto, ninguém pode dizer que há interferência de vídeos. Isto é o resultado de uma situação que poderia ter criado alguns problemas". Blatter afirmou que o incidente ocorrido na vitória do Brasil por 4-3, sobre o Egipto, confirmou a sua opinião de que as repetições não devem ser utilizadas para auxiliar decisões da arbitragem. "Mantenho a opinião de que não devemos usar vídeos para decisões no campo do jogo. E esse princípio não é só meu: isto foi confirmado e reconfirmado pelo International Football Association Board [entidade responsável pelas regras do futebol]".
in: Publico

Comentários