Duarte Gomes está como o aço!

Duarte Gomes está "tranquilo" e com uma "enorme vontade de fazer uma grande arbitragem", garantiram a Record pessoas do círculo próximo do árbitro que vai dirigir amanhã o FC Porto-Sporting no Dragão.
O juiz de Lisboa, de 36 anos, não ficou obviamente insensível à polémica que gerou a sua nomeação mas em momento algum se confessou condicionado nem tão-pouco manifestou qualquer constrangimento ou receio por ter a responsabilidade de dirigir o clássico.
Impedido
Na base da contestação leonina à escolha de Duarte Gomes está, como é sabido, o episódio com o treinador de guarda-redes do Sporting, Ricardo Peres, antes do jogo da 28.ª jornada com o V. Setúbal, em Alvalade, a 9 de maio.
O processo que se seguiu em sede da Comissão Disciplinar, após queixa apresentada pelos leões, impediu que Duarte Gomes voltasse a dirigir jogos do Sporting.
A partir do momento em que o órgão disciplinar da Liga tomou uma decisão - arquivou o processo -, o árbitro voltou a ser opção para o presidente da Comissão de Arbitragem.
Manter o seu impedimento até haver uma resposta ao recurso entretanto apresentado pelo Sporting ao Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, e atendendo ao tempo que aquele órgão federativo demora a decidir processos, poderia significar que Duarte Gomes poderia estar mais cinco meses sem arbitrar os leões...
Internacional
Um dos pressupostos que Vítor Pereira estabeleceu para a nomeação do árbitro do FC Porto-Sporting não oferecia qualquer objeção: tinha de ser internacional.
Entre os nove disponíveis, havia condicionantes que aconselhavam a eliminação de alguns nomes, sendo que a sua maioria era "imposta" por queixas sportinguistas. Nomes como João Ferreira, Paulo Costa, Lucílio Baptista e Bruno Paixão não seriam bem acolhidos pelos leões, assim como Carlos Xistra não é propriamente um árbitro benquisto pelos portistas. Com Olegário Benquerença no Mundial de Sub-20, Pedro Proença impedido pelo regulamento (foi o árbitro do Sp. Braga-FC Porto) e Jorge Sousa "marcado" por um penálti polémico que envolveu um dos rivais (Benfica), ficaram assim reunidas as condições para Duarte Gomes ver a sua candidatura reforçada.
O facto de se encontrar em bom momento e de obedecer aos critérios previamente estabelecidos fizeram de Duarte Gomes uma escolha lógica para Vítor Pereira, independentemente das circunstâncias que o colocaram no centro da contestação leonina.
In: Record

Comentários