Encontro de árbitros em Nyon

Os principais árbitros europeus reuniram-se esta semana na sede da UEFA, em Nyon, no seu habitual encontro anual de Verão.
Encontro
Trinta e seis árbitros de elite e primeira categoria reuniram-se com membros do Comité de Arbitragem da UEFA, também eles antigos juízes internacionais de grande experiência, para analisar a segunda metade da época passada e preparar a presente temporada, na qual os árbitros irão apitar jogos da UEFA Champions League e da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo.
"Trabalho notável"
O presidente do Comité de Arbitragem da UEFA, Angel María Villar Llona, elogiou o trabalho dos árbitros. "Quero agradecer a todos pelo trabalho notável realizado ao longo da época passada, que teve muitos jogos complicados", afirmou Villar Llona. "Temos aqui a nata da arbitragem, com muita experiência acumulada. Estes cursos foram concebidos para que continuem a aprender e a melhorar".
Experiência
O presidente do Comité de Arbitragem explicou a experiência que decorrerá na fase de grupos da UEFA Europa League, com dois árbitros assistentes adicionais. "A experiência tem como objectivo avaliar o potencial de evolução da modalidade através de uma maior supervisão da grande área e das suas proximidades - zonas decisivas do campo", explicou. "É uma experiência que vale a pena". Clique aqui para mais detalhes.
Teoria
O trabalho teórico, que se centra na análise de situações de jogo e em tópicos como a consistência das decisões, incidentes na grande área, gestão das situações de campo e trabalho de equipa com os árbitros assistentes e o quarto árbitro, decorreu em debates de grupo com os juízes e resultou num "feedback" precioso para os especialistas de arbitragem da UEFA. Aos árbitros foi pedido que sejam particularmente consistentes no processo de tomada de decisões e que protejam os jogadores, não dando mostras de tolerância no que toca à protecção da integridade física dos atletas. Foi também pedido que sejam veementes nas faltas dentro da área nos lances de bola parada, assim como em caso de actos de indisciplina, para ajudar a proteger a imagem da modalidade.
Provas físicas
Os árbitros realizaram os testes físicos habituais sob a orientação do especialista da UEFA, Werner Helsen, nos Estádio Colovray, junto à sede da UEFA em Nyon. Os 24 árbitros assistentes nomeados para os próximos torneios da FIFA também se submeteram às provas físicas.

In: UEFA.com

Comentários