FIFA discute árbitros de baliza, mas adia meios tecnológicos



A UEFA já experimentou a realização de encontros com dois assistentes de área, colocados na linha de fundo, na última edição da Liga Europa.
O International Board da FIFA vai reunir-se quarta-feira para estudar a possibilidade de actuação de uma equipa de arbitragem de cinco pessoas, mas não vai discutir o recurso a meios tecnológicos, contrariamente ao prometido por Joseph Blatter.
De acordo com um comunicado da FIFA, o único ponto da ordem do dia será a revisão e eventual aprovação das petições feitas por várias confederações e associações do organismo para implementar dois árbitros assistentes para os torneios das épocas 2010/11 e 2011/12.
A UEFA já experimentou a realização de encontros com dois assistentes de área, colocados na linha de fundo, na última edição da Liga Europa.
Os dois auxiliares poderiam ver com mais precisão jogadas como a que aconteceu no Mundial2010 da África do Sul, quando não foi validado um golo ao inglês Frank Lampard, no jogo dos oitavos de final frente à Alemanha, apesar da bola ter entrado claramente na baliza, facto comprovado pelas imagens televisivas.
Esta jogada provocou grande polémica, porque significava um empate 2-2, tendo o encontro terminado com a vitória da Alemanha, por 4-1, e consequente eliminação da Inglaterra.
Em Maio, o International Board autorizou a experiência de uma arbitragem a cinco na Liga Europa, depois de em Março ter descartado qualquer ajuda tecnológica para a arbitragem.
A 29 de Junho, após dois claros erros de arbitragem no Mundial (em detrimento de Inglaterra e do México), o presidente Joseph Blatter declarou: “É evidente que após o que estamos a viver, será ridículo se não revirmos o dossier de ajuda tecnológica à arbitragem em Julho, em Cardiff”.
“O único princípio sobre o qual nós iremos discutir será a tecnologia sobre a linha de jogo”, precisou então Blatter, uma declaração agora contrariada pelo International Board.

Fonte: Sapo

Comentários