Árbitros não aceitam tabela de prémios



Tensão! Esta é a palavra que melhor define as relações entre os árbitros e a estrutura da Liga, nomeadamente a Comissão de Arbitragem, liderada por Vitor Pereira.
O desacordo quanto à tabela de prémios de jogos para a nova época e o não avançar do projeto da profissionalização extremaram posições. Neste momento, se não houver um acordo quanto aos valores dos jogos para a temporada de 2010/11, os árbitros ponderam avançar para uma paragem parcial. Ou seja, como consideram que têm estatuto de amadores, estes só iram dirigir encontros que se realizem ao sábado e domingo, o que poderá colocar em causa já a realização de dois jogos (a Académica-Olhanense na sexta-feira e o V. Guimarães-Rio Ave, na segunda) na 2.ª jornada da Liga.
A proposta da Liga quanto à tabela de prémios segmenta os árbitros em três grupos, auferindo os internacionais e juízes com mais de 100 jogos na Liga cerca de 1.200 euros por um jogo da Liga e 860 euros por um da Liga de Honra. Os juízes com mais de dois anos na Liga receberiam 90% do valor do primeiro grupo e os árbitros que subiram este ano apenas ganhariam 50%.
Esta é uma situação que desagrada de todo à classe, que entende que não é a tirar aos “pobres para dar aos ricos” que a situação se resolve. Face a isto, os árbitros, através da APAF, estão a tentar chegar a acordo com a Liga, o que ainda não foi conseguido.

Fonte: Record

Comentários