UEFA apelou aos clubes que actuassem sempre sob o signo do "fair-play"




Antes do sorteio do "play-off" da UEFA Champions League, o secretário-geral da UEFA pediu aos clubes participantes para actuarem sob o signo do respeito e do "fair play", dentro e fora das quatro linhas.

O alargamento da experiência com a utilização de dois árbitros assistentes adicionais, o respeito por árbitros, adversários e adeptos e o "fair play" financeiro serão alguns dos elementos que marcarão mais uma edição da UEFA Champions League.
No habitual discurso que precedeu o sorteio dos "play-offs" da prova, em Nyon, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, destacou esses três aspectos como fundamentais, com as equipas cada vez mais próximas de atingirem o sonho de marcar presença na fase de grupos.
"Esta temporada, os 'play-offs' trarão um novo elemento, que se poderá revelar fundamental para o futuro da modalidade", salientou. "No seguimento de um pedido efectuado pela UEFA, o International Football Association Board [IFAB] aceitou, recentemente, o alargamento da experiência da utilização de dois árbitros assistentes adicionais a todos os jogos da UEFA Champions League, a partir dos 'play-offs'",
"Acreditamos que esta solução poderá ajudar, de forma significativa, os árbitros a tomarem as decisões correctas perante situações mais complicadas e delicadas", explicou Infantino.
O secretário-geral da UEFA apelou ainda aos clubes participantes que actuassem sempre sob o signo do "fair-play", dentro e fora das quatro linhas, respeitando árbitros, adversários e adeptos. "Mas, por favor, não encarem este apelo como um simples recordar de uma mensagem habitual", referiu. "O bem-estar e o sucesso do futebol está, primeiro que tudo, nas mãos dos seus actores principais".
"Uma abordagem positiva ao jogo e um forte sentimento de respeito devem ter sempre prioridade face aos resultados desportivos e são condições indispensáveis para que o futebol continue a ser o que é - o mais belo dos jogos - e continue a entusiasmar multidões".
Infantino reforçou ainda mais a ideia do imperativo respeito para com o jogo e os adversários, factor que, segundo o secretário-geral da UEFA, se vê igualmente no comportamento financeiro dos clubes. "Vencer com 'fair play' significa, também, ter uma abordagem financeira correcta e saudável, competindo com os meios próprios e adoptando uma gestão financeira transparente e capaz", afirmou.
"É por esta razão que a UEFA forçou, há alguns anos, a introdução do licenciamento de clubes e, agora, com as regras do 'fair play' financeiro, estamos satisfeitos por desfrutar de um sistema bem interiorizado e apoiado por clubes e Ligas".


Fonte: UEFA

Comentários