Ex-árbitro internacional do Equador nas malhas da droga.

O ex-árbitro equatoriano Byron Moreno, que se tornou conhecido por ter sido decisivo na eliminação da Itália no Mundial'2002, frente à Coreia do Sul, foi detido ontem no aeroporto John F. Kennedy, em Nova Iorque, ao tentar entrar nos Estados Unidos com seis quilos de heroína escondidos nas calças, revelaram fontes da DEA, a maior agência antidroga norte-americana.

Byron Moreno deu-se a conhecer por ter influenciado o resultado do Itália-Coreia do Sul dos oitavos-de-final do Mundial'2002, levando o então seleccionador italiano, Giovanni Trapattoni, a falar de uma conspiração para favorecer um dos países organizadores (o outro era o Japão). Outra arbitragem escandalosa nos quartos-de-final, frente à Espanha, levou os coreanos às meias-finais, fortalecendo a tese dos benefícios à equipa anfitriã, cuja evolução na prova poderia ser determinante para o êxito financeiro da mesma.

De volta a Byron Moreno, em Setembro do mesmo ano de 2002 foi punido pelas autoridades desportivas equatorianas com 20 (!) jogos de suspensão depois de ter prolongado a partida Universidad de Quito-Barcelona de Guaiaquil por 18 minutos, os suficientes para que o visitante, que perdia 3-2 no final dos 90', conseguisse ganhar 4-3. Em Maio de 2003, depois de ter cumprido a suspensão, ao terceiro jogo que apitou mostrou três vermelhos a jogadores da mesma equipa e voltou a ser suspenso, tendo abandonado a arbitragem.

Actualmente, Byron Moreno, de 41 anos, trabalhava como comentador desportivo em rádio e televisão.

Fonte: O Jogo

Comentários