Todos se unem para promover o fair play



O fair play desempenha um papel fundamental no futebol. Por esse motivo, a FIFA faz o que está ao seu alcance para preservá-lo. Desde 1997, a entidade organiza anualmente os Dias de Fair Play, que este ano foram realizados em todo o mundo de 3 a 7 de Setembro. O organismo internacional que regulamenta o desporto solicitou que todas as federações, ligas e clubes se unissem dentro e fora de campo para promover o espírito do jogo limpo.
Com esse objectivo, foram utilizados vários recursos, como a exibição de bandeiras e clipes de vídeo da campanha FIFA Fair Play nos estádios, e também com os capitães das equipas falando directamente com os adeptos para enfatizar a importância do espírito desportivo.
No entanto, para quem está na linha de frente — jogadores, técnicos e dirigentes —, o que significa exactamente fair play? O FIFA.com percorreu o mundo para fazer essa pergunta a eles e saber por que o conceito é tão importante. A seguir, uma selecção das respostas obtidas é apresentada em ordem alfabética.

Craig Bellamy, capitão da selecção de Gales
O fair play no futebol é o único caminho. Como jogador profissional há anos, sei a importância de jogar de acordo com as regras — e isso se aplica a tudo o que diz respeito ao desporto. O jogo inteiro deve ser disputado com base no respeito mútuo entre os adversários. Desse modo, ele pode evoluir e os adeptos podem assistir ao que há de melhor.

Joseph S. Blatter, presidente da FIFA
A campanha FIFA Fair Play envolve muito mais do que a simples promoção do fair play em campo durante uma competição. A FIFA está comprometida em incentivar o fair play na sociedade também, começando com o nosso futuro — com as crianças. As crianças precisam crescer apoiadas em valores fortes, e o futebol, sendo um desporto de equipa, permite que elas entendam como a disciplina, o respeito, o espírito de equipa e o fair play são essenciais para o jogo e para a vida. Espero que os jogadores, os dirigentes e os adeptos dêm a elas um exemplo perfeito de fair play.

Bob Bradley, técnico dos EUA
O fair play está relacionado aos ideais mais elevados do futebol e a como ele pode servir de exemplo para as pessoas de todo o mundo. O respeito pelos adversários, pelos árbitros e pelo jogo são uma parte essencial do desporto, e nós apoiamos fortemente os esforços da FIFA para promover o fair play.

Rachel Buehler, uma das capitãs da selecção feminina dos EUA
Quando a gente pensa realmente no que é essencial, vê que o fair play representa o significado real do desporto. Ele representa fazer parte de uma equipa e criar relacionamentos com as pessoas, sejam elas companheiras de equipa, treinadores ou adversários. O futebol é muito competitivo nos níveis mais elevados e vencer é obviamente muito importante, mas quando a gente pensa em quando era criança e por que começou a jogar, a gente lembra que foi para se exercitar, aprender algumas lições de vida, aprender a tratar as pessoas bem e a lidar com a adversidade. Embora os desafios sejam muito grandes quando somos profissionais, nós esperamos que esses fundamentos do desporto nunca mudem.

Fabio Capello, técnico da Inglaterra
O futebol inspira as pessoas de todo o mundo, e essa paixão vem do fato de o jogo ser jogado da maneira correcta, no ambiente correcto. Todos jogam para vencer, mas o modo como reagimos em cada situação é muito importante. Todos temos a mesma paixão pelo futebol, e precisamos sempre nos respeitar mutuamente. É importante lembrar que os jovens assistem ao futebol e que somos modelos para a próxima geração. Desde que estou na Inglaterra, o programa Respeito tem tido um impacto positivo para o desporto. Precisamos de continuar a fazer todo o possível para incentivar o respeito e o fair play no futebol.

Alex Frei, capitão da Suíça
O fair play não deveria existir apenas durante os eventos da FIFA e da UEFA. A selecção da Suíça apoia todos os eventos relacionados ao fair play no futebol. Sentimos que é importante não só falar sobre isso e fazer promessas, mas, acima de tudo, agir de modo correcto, mesmo quando não existam eventos especiais como este.

Steven Gerrard, vice-capitão da Inglaterra e capitão do Liverpool
Todos amam o futebol por causa da paixão e do apelo competitivo, mas é importante que todos possam jogar de modo correcto. Para isso, o espírito do fair play é essencial. O jogo não poderia existir sem o respeito entre jogadores, técnicos, árbitros, adeptos e todos os que fazem parte do futebol. Como capitão do Liverpool e da Inglaterra, vi o modo como o programa Respeito mudou neste país o ambiente entre os jogadores e os dirigentes. É um exemplo importante para todos os que assistem aos grandes jogos. Somos um exemplo para os jovens que querem jogar futebol o tempo inteiro. É importante que eles possam apreciar o desporto sem pressões, enquanto aprendem a jogar. Eu apoio totalmente a iniciativa FIFA Fair Play.

Ottmar Hitzfeld, técnico da Suíça
O fair play é o elemento mais importante no campo de futebol e significa respeito. O respeito pela sua própria equipa e pelo adversário, pelos árbitros, pelos adeptos e pelos patrocinadores. Todos desempenham o seu papel para tornar o futebol popular. É ainda mais importante que todas as pessoas em campo saibam que são embaixadoras do futebol e ajam como tal.

Philipp Lahm, defesa da Alemanha
Jogando nos nossos clubes e na selecção nacional, somos vistos por milhões de adeptos e despertamos especialmente a atenção das crianças. Por essa razão, o fair play é muito importante, não apenas em campo, mas também na nossa rotina diária. Problemas como racismo não têm vez no futebol.

Eduardo Lara, técnico da selecção sub-20 da Colômbia
Fair play quer dizer solidariedade e dignidade para jogadores e clubes, dentro e fora de campo. Graças a essa ideia, vários jogadores entenderam que o futebol é um jogo e que qualquer rivalidade em campo deve terminar logo depois do apito final. O conceito, na minha opinião, também ajuda a unir os países do nosso continente, onde queremos que o futebol represente uma única família.

Joachim Low, técnico da Alemanha
Os Dias de Fair Play da FIFA são uma iniciativa bem organizada para mostrar a todo o mundo que há algo mais importante para os jogadores internacionais do que ter sucesso. Não importa se o jogador é profissional ou juvenil — respeito pelo adversário e bom comportamento são a base do nosso desporto.

Aaron Mokoena, capitão da África do Sul
Apoiamos totalmente o fair play no futebol e incentivamos a todos que também apoiem essa iniciativa. Embora eu saiba que muita coisa pode acontecer em 90 minutos e que às vezes as emoções são fortes, precisamos ser sempre um exemplo para aqueles que pagam para nos ver jogar. É preciso ter respeito — pelo jogo e pelos seus adeptos.

Pitso Mosimane, técnico da África do Sul
O futebol é um dos recursos de que dispomos para influenciar as nossas comunidades e iniciar a mudança. Por isso, é importante que os jogadores sejam modelos que exerçam uma influência positiva para a próxima geração. O comportamento dos jogadores em campo é tão importante quanto a sua conduta fora dele.

Howard Webb, árbitro da final da Copa do Mundo da FIFA 2010
O futebol desempenha um papel extremamente importante na vida de muitas pessoas. Ele desperta emoções de felicidade e desespero, frustração e alívio, decepção e satisfação. Mas o fair play está por trás de tudo o que há de bom no futebol, independentemente da emoção despertada. O jogo desleal não tem lugar no desporto. Um sentimento genuíno de satisfação ou felicidade não pode ser alcançado quando não há fair play, não importa o resultado. Como árbitro, tenho orgulho de fazer parte deste desporto maravilhoso e de ajudar a estabelecer o fair play e o respeito no campo de jogo.

Sun Wen, melhor jogadora do século segundo a FIFA
O respeito é um dos elementos básicos do fair play. Um jogador de futebol deve respeitar não só o treinador e os companheiros, mas também os adversários, os árbitros, o público e todas as outras pessoas envolvidas. Um jogador deve sempre estar ciente da sua condição de profissional e, nessa posição, não se deve envolver em nenhum comportamento vergonhoso dentro ou fora de campo. Dessa forma, você conquista o respeito dos adeptos e dos adversários e protege o espírito do fair play.

Nigel Worthington, técnico da Irlanda do Norte
O fair play é um elemento importante no desporto actual e é algo que apoio totalmente. É excelente que a família do futebol no mundo todo esteja promovendo o fair play em Setembro, e acredito que os próximos jogos eliminatórios serão disputados de acordo com o espírito do fair play nos quatro cantos do globo.

Fan Zhiyi,  técnico do Shanghai East Asia
Para alcançar o fair play, você primeiro precisa entender que o jogo não significa apenas competição. Como jogador de futebol, é responsabilidade sua respeitar as regras e os regulamentos e fazer o melhor para demonstrar a ética do desporto durante a competição. Se obtivermos consenso em relação a isso, poderemos eliminar gradualmente todos os tipos de violência que têm prejudicado o futebol há tanto tempo.

Fonte: FIFA

Comentários