Mensagem antiracismo ouvida nos jogos da Liga Europa e Liga dos Campeões



Os jogos desta semana da UEFA Champions League e da UEFA Europa League vão ser boas ocasiões para destacar a determinação da UEFA e da FARE para erradicar o racismo dentro e fora dos relvados.

A luta contra o racismo no futebol está a ganhar embalagem e a UEFA está na vanguarda do movimento pan-europeu a fazer campanha contra este fenómeno nefasto.
Os jogos desta semana da UEFA Champions League e da UEFA Europa League são a plataforma perfeita para mostrar a determinação da UEFA na erradicação desta conduta tanto dentro como fora dos relvados.
A campanha anti-racismo terá cobertura e visibilidade alargadas nos principais palcos do futebol europeu de terça a quinta-feira, como parte das actividades que marcam a Semana de Acção, organizada pela Rede Pan-europeia Contra o Racismo no Futebol (FARE), parceira da UEFA.
A Semana de Acção vê organizações não-governamentais (ONG), adeptos e grupos de jovens, minorias étnicas e escolas participarem em mais de dois mil eventos espalhados por 42 países – desde os mais pequenos clubes amadores e de comunidades até às maiores equipas da Europa. A contribuição da UEFA estende-se por 40 jogos das suas competições de clubes, que incluem os mais importantes emblemas e a maioria dos melhores jogadores mundiais.
Como parte da campanha Unidos Contra o Racismo, da UEFA, as equipas serão acompanhadas na entrada para o relvado por crianças envergando t-shirts com a inscrição Unidos Contra o Racismo. Também foi solicitado aos capitães de equipa que enverguem braçadeiras com essa inscrição. Será exibido nos ecrãs gigantes dos estádios um "spot" de 30 segundos intitulado "Não ao Racismo" e, antes de cada encontro, serão ainda lidas mensagens sobre o tema através das instalações sonoras dos estádios.
Antes dos jogos, o Presidente da UEFA, Michel Platini, sublinhou o empenho da organização que tutela o futebol europeu na luta contra a chaga do racismo: "O respeito pela diversidade é um dos princípios basilares da UEFA. Não há lugar para qualquer forma de racismo ou discriminação na UEFA ou no futebol europeu. A UEFA está firmemente determinada em combater esta chaga de todas as formas possíveis", asseverou.
"Na terceira jornada da UEFA Champions League e da UEFA Europa League, estamos novamente a contribuir para a Semana de Acção anual da rede FARE. Peço a todos que se comportem tanto dentro como fora do relvado sob o espírito do 'fair play' e do respeito para com árbitros, adversários e adeptos. Todos somos iguais com uma bola nos pés."
A FARE foi criada em 1999 por um pequeno grupo de adeptos e de ONG's preocupadas com o aumento do fenómeno do racismo no futebol europeu. Mais de dez anos volvidos, esta abrangente organização para grupos que combatem a discriminação em todas as frentes conta com parceiros em quase 40 países de toda a Europa.
O trabalho de envolver jogadores, adeptos e entidades tutelares para tornar o futebol numa zona livre de discriminação está a espalhar-se a bom ritmo pelo continente. A UEFA deu um considerável apoio financeiro à FARE desde a assinatura de um acordo formal entre as duas entidades, em 2001. Ambas as organizações colaboram na realização de eventos, na publicação de documentos e na utilização da imensa plataforma pública e comercial que constituem os mais importantes jogos do futebol europeus para espalhar a mensagem de tolerância zero para toda e qualquer forma de racismo ou discriminação, dentro e fora dos relvados.

Fonte: UEFA

Comentários