25º "Workshop" para Observadores de Árbitros da UEFA




Os observadores de árbitros da UEFA desempenham um papel crucial na melhoria dos padrões de qualidade da arbitragem, já que são os elementos que observam as exibições dos árbitros nas competições europeias. O 25º "Workshop" para Observadores de Árbitros da UEFA forneceu a um grupo de observadores conselhos valiosos e experiência prática sobre aspectos importantes no desempenho da sua função.
Os observadores são antigos árbitros europeus experientes e assistem a jogos organizados pela UEFA, a vários níveis competitivos, para observarem os árbitros, classificarem o seu desempenho e agirem como conselheiros depois do jogo, analisando lances específicos e as decisões tomadas. Por isso, a UEFA tem fornecido treino aos seus observadores através de "workshops".
O objectivo do "workshop" mais recente foi o destacar da interpretação uniforme e processo de análise na observação dos árbitros em jogos das competições europeias, treinar e praticar a observação, construir uma  rede de partilha de ideias e dar à UEFA a possibilidade de estreitar ainda mais as relações com os observadores.
Membros do Comité de Arbitragem da UEFA e conselheiros técnicos também marcaram presença na reunião de Nyon para assistirem e orientarem os observadores.
Depois de um jogo, o observador reúne-se com o árbitro para discutir aspectos positivos e áreas que podem ser melhoradas, com potenciais soluções abertas a propostas gerais.
Jaap Uilenberg, membro do Comité de Arbitragem, disse que o papel de observador não deve ser o de detectar erros, mas sim o de um treinador e conselheiro de árbitros. Ken Ridden, conselheiro técnico da UEFA, também prestou informações aos participantes sobre as instruções dadas pela UEFA aos árbitros esta época, e as suas implicações para os observadores.
A estes é pedido para analisarem decisões proactivas ou preventivas que influenciam o decorrer do jogo, avaliarem decisões que respondam às necessidades do jogo e a forma como os árbitros reagem às consequências decorrentes de situações ou decisões difíceis.
Na avaliação do desempenho de um árbitro deve ser prestada especial atenção a decisões importantes, como faltas ou simulações na grande área ou nas suas imediações, impedimento de situações de golo flagrantes, actos de violência, confrontos entre jogadores, protestos contra os árbitros, amostragem de segundo cartão amarelo e foras-de-jogo decisivos (neste caso com o árbitro-assistente a assumir o papel principal).
Os observadores assistiram a um jogo da UEFA Europa League e, depois, foram submetidos a um teste prático, redigindo a sua própria avaliação do jogo. Grupos separados debateram a actuação do árbitro até chegarem a um consenso, e cada grupo desempenhou depois os diferentes papéis na análise pós-jogo, com os membros do comité a fazerem de equipa de arbitragem.

Fonte: UEFA

Comentários