AF Porto aplaude escolha de Jorge Sousa para o Sporting-FC Porto



Jorge Sousa (AF Porto) foi o árbitro escolhido pela Comissão de Arbitragem (CA) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para dirigir o "clássico" entre Sporting e FC Porto, agendado para sábado (21h15) e a contar para a 12ª Jornada da Liga Zon Sagres.
Esta época, o juiz portuense, de 35 anos, ainda não dirigiu encontros do Sporting e esteve num só jogo do FC Porto, na 3ª Jornada, em Vila do Conde (os "dragões" bateram o Rio Ave por 2-0).
Carlos Carvalho, presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Associação de Futebol do Porto (AFP), não podia estar mais de acordo com a nomeação de Jorge Sousa para o clássico.
   
"O Jorge Sousa tem mostrado, ao longo dos últimos anos, que é um dos melhores árbitros portugueses. Como tal, acho que Vítor Pereira escolheu bem e iremos presenciar uma excelente arbitragem. Ele está ao nível dos melhores da Europa", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca.
Vítor Pereira, presidente da CA da LPFP, já provou que a geografia não é critério nas nomeações e um bom exemplo foi a arbitragem de Pedro Proença, de Lisboa, no FC Porto-Benfica.

Agora, é a vez de um árbitro portuense num "clássico" entre rivais de Norte e Sul. Carlos Carvalho considera que esta é a forma certa de nomear, porque os melhores árbitros têm que estar nos melhores jogos.
"Somos um país tão pequeno e por isso não interessa se é de Braga ou do Porto. O que interessa é a categoria do árbitro, a maneira como lida com os jogadores. Isso é que faz um grande árbitro e temos um lote de árbitros que podem ombrear uns com os outros. A arbitragem portuguesa está bem e recomenda-se porque com o que vemos lá fora, nas competições da UEFA, não temos nada a aprender com os árbitros dos outros países", considera.
Jorge Sousa está nomeado para o "clássico" de sábado e, em breve, deverá entrar nas grandes competições europeias e mundiais. Essa é a expectativa do CA da AFP, sendo que outro portuense, Artur Soares Dias, também chegará ao topo, ainda que somente após a afirmação de Jorge Sousa.

"(Jorge Sousa) tem conseguido boas notas a nível da Europa e precisa de sorte. Tendo a possibilidade de passar para o 1º Grupo, com o Bruno Paixão, o Pedro Proença e o Olegário Benquerença, penso que poderemos ter quatro árbitros nesse escalão da UEFA. É um trabalho de louvar e nisso está incluído o Vítor Pereira. Neste momento, a AFP tem dois bons árbitros, um deles que ainda se está a fazer, o Artur Soares Dias. O Jorge (Sousa) vai conseguir chegar lá mais depressa do que o Artur", rematou.

Fonte: Renascença 

Comentários