Ajudar os árbitros a atingirem níveis de excelência

O presidente da UEFA, Michel Platini, explicou no UEFA•direct a forma como o Centro de Excelência da Arbitragem vai ajudar os jovens talentos da arbitragem a materializarem todo o seu potencial ao mais alto nível.

Os participantes no curso de iniciação do UEFA CORE para jovens árbitros e árbitros assistentes
Na sua coluna editorial na última edição da UEFA•direct, uma publicação oficial da UEFA, o presidente do organismo, Michel Platini, falou sobre os esforços desenvolvidos no apoio aos árbitros europeus do futuro, através do novo Centro de Excelência na Arbitragem.

"Os melhores árbitros são aqueles de quem ninguém fala." Esta máxima popular não deixa de ter algum fundo de verdade, pois as atenções devem estar centradas nos jogadores, e não nos árbitros.

Há uma outra máxima que ainda é mais verdadeira: "só é bom quem tem experiência". E quem possui um talento precoce, se for bem apoiado, tem todas as hipóteses de materializar o seu potencial ao mais alto nível. Se isto se aplica aos jogadores, porque não também aos árbitros?

Os juízes devem ter todas as oportunidades para desempenharem bem as suas funções. Em primeiro lugar devem ter boas condições para trabalhar. A experiência com dois árbitros assistentes suplementares está a ser realizada com este objectivo, e foi pensada para os árbitros tenham oportunidade de ver mais e melhor. Mas antes de tudo, o que conta é a qualidade dos mesmos. Foi por isso que criámos o Centro de Excelência na Arbitragem, em Nyon, que recebeu o primeiro grupo de alunos este Outono.

O centro está aberto aos árbitros jovens e promissores de todas as federações membro da UEFA e pretende fornecer-lhes formação complementar numa fase precoce das suas carreiras, sob a supervisão de instrutores experientes. O objectivo é ajudá-los a desenvolver as suas capacidades e, num futuro não muito distante, a arbitrar jogos internacionais, onde se deverão sentir confortáveis num ambiente a que estarão habituados garças à formação que receberam em Nyon.

Esta iniciativa complementa as inúmeras medidas que já foram tomadas pela UEFA e pelas federações membro, com o objectivo de melhorar a qualidade da arbitragem e permitir que os homens de preto estejam ao seu melhor nível.

Para que, no final, exista ainda algo melhor do que árbitros de quem ninguém fala, que são os que recebem comentários positivos, com todo o respeito aos juízes que, embora não estejam no centro das atenções, desempenham um papel indispensável em campo.

Fonte: UEFA.com

Comentários