Comissão de ética da FIFA iliba candidatura ibérica



Cláudio Sulser, presidente da Coimissão de Ética da FIFA, sublinhou esta quinta-feira que "não há prova" que sustente a tese de troca de votos, que alegadamente teria sido protagonizada pela candidatura de Portugal e Espanha aos Mundiais de 2018 e 2022, com a rival do Qatar, que se propõe organizar o evento de 2022.
A suspeição tinha sido levantada pelo "Sunday Times" e tinha levado à abertura de um inquérito, já concluído e sobre o qual a FIFA entendeu não haver matéria para punir as pretensões ibéricas.

"Depois de investigar as suspeitas contra Portugal e Espanha não encontrámos bases para demonstrar que houve conluio", disse Cláudio Sulser em relação a um possível intercâmbio de votos com o Qatar.

Ainda em relação à candidatura ibérica, cujo foco está na organização de 2018, as suspeitas foram desencadeadas por declarações prestadas por Michen Zen-Ruffinen, antigo secretário-geral da FIFA, a dois jornalistas do "Sunday Times", que fizeram passar por representantes de uma sociedade que trabalharia para a candidatura norte-americana.

"Eles começariam com sete (votos), o que não seria esperado pelos outros candidatos. Isto não é um rumor, é um facto", disse Zen-Ruffinen, sem saber que estava a ser filmado.

Com decisões pendentes estavam os membros do comissão executiva Reynald Temarii, do Tahiti, e Amos Adamu, da Nigéria, que foram suspensos por um e três anos, respetivamente, estando inibidos de exercerem atividades ligadas ao futebol.

Os dois dirigentes tinham sido filmados de forma encoberta a, aparentemente, oferecer os seus votos em troca de verbas para projetos ligados ao futebol nos seus países, apesar de terem reiterado sempre a sua inocência.

"Não tenho dúvidas de que votarei a 2 de dezembro", afirmou Reynald Temarii, o vice-presidente da FIFA suspenso, em declarações à Associated Press, na última semana, sublinhando que as entrevistas foram "manipuladas de forma grosseira" para o fazer passar por corrupto.

Além da suspensão, Adamu terá de pagar uma multa de 10 mil francos suíços (7.400 euros), enquanto Temarii terá que suportar uma de 5 mil francos (3.700 euros).

No processo a Comissão de Ética suspendeu ainda mais quatro funcionários do organismo: Slim Aloulou (dois anos), Ahongalu Fusimalohi (três anos), Amadou Diakite (três anos) e Ismael Bhamjee (quatro anos).

O anúncio dos organizadores escolhidos para os Mundiais de 2018 e 2022 será feito a 2 de dezembro, em Zurique.

O relatório de avaliação aos países candidatos, divulgado na quarta-feira, colocou a candidatura ibérica em posição privilegiada face às suas concorrentes: Inglaterra, Rússia e o projeto conjunto de Holanda e Bélgica.

Fonte: Record

Comentários