Hugo Miguel no Curso da UEFA em Nyon

Durante duas semanas estive ausente da minha família, dos meus amigos, do meu trabalho … mas valeu a pena!!!


Durante 15 dias a UEFA deu-me oportunidade de participar no Curso CORE (Centre of Refereeing Excellence) e viver única e exclusivamente para a Arbitragem (e não da Arbitragem, porque a frequência no Curso não foi paga, apenas suportaram as despesas com voos, alojamentos, alimentação, etc, etc…).

À chegada, depois da bateria de exames médicos, fizemos as provas físicas com distinção. Os treinos diários foram orientados pelo Instrutor FIFA/UEFA, o conhecido belga Werner Helsen (esse mesmo, o que desenha os esquemas de treino que utilizamos). O comportamento da equipa portuguesa foi elogiado pelo próprio, tendo confidenciado que a nossa postura deveria ser seguida como exemplo pelos restantes participantes (as equipas de arbitragem da Noruega, Eslovénia, Islândia, Luxemburgo, Israel, Chipre e Azerbeijão).

Em termos técnicos fomos presenteados com apresentações sobre os seguintes 8 temas: Fora-de-jogo, Gestão de Recomeços de Jogo, Sanções Disciplinares, Confrontações, Cooperação da Equipa de Arbitragem, Posicionamento, Lei da Vantagem e Linguagem Corporal. Nenhum destes temas foi novidade para ninguém, mas a simplicidade e os pontos de vista dos membros do Comité de Arbitragem da UEFA David Elleary (Inglaterra) e Jap Uilenberg (Holanda) que conduziram as sessões, fizeram com que a abordagem e os ensinamentos recebidos possam ser aplicados na prática, com o intuito de melhorias de desempenho.

A nossa Equipa, constituída por mim, pelo Paulo Ramos e pelo André Campos, dirigiu dois jogos. O primeiro na Suíça, na 1.ª Liga não Profissional (equivalente à nossa 2.ª Divisão) entre o Baden e o Lugano Sub-21. O resultado saldou-se numa derrota para os da casa, que eram líderes da classificação, por 1-2 num jogo emotivo, do qual resultaram 6 advertências. No segundo jogo, da Divisão National de França, dirigimos o Gueugnon/Paris FC, que terminou empatado a uma bola, tendo sido apenas exibido um cartão amarelo. Ambos os jogos foram Observados pelo nosso Coach Alan Snoddy (Irlanda do Norte) que nas reuniões pós-jogo, elogiou o nosso desempenho e deixou considerações pertinentes para o futuro.

Esta foi a primeira etapa do Curso, que terá uma segunda fase de Consolidação. Em Junho de 2011, a nossa Equipa regressará a Nyon (Suíça) para uma semana de avaliação aos progressos realizados (foram estabelecidas metas e objectivos), com a oportunidade de arbitrar mais um jogo e trocar experiências com tanta gente fantástica e entusiástica da causa da Arbitragem, como todos aqueles com quem tivemos a felicidade de conviver neste Estágio intensivo mas deveras proveitoso.

Hugo Miguel

Fonte: Núcleo de Árbitros de Futebol Linha de Sintra

Comentários