10 Questões a... Sandra Bastos



O site de arbitragem RefereeTip.com e o site institucional da APAF - Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol possuem uma parceria online intitulada “10 Questões a…”.
Nesta rubrica, comum aos dois websites, convidamos semanalmente uma personalidade a responder a 10 questões relacionadas com a arbitragem.

Esta semana a nossa convidada é a árbitra internacional Sandra Bastos. Sandra Bastos é a árbitra internacional mais conceituada em Portugal, tendo no passado verão participado nas Olimpíadas da Juventude 2010 em Singapura. Na sua personalidade destaca-se a sua ambição e gosto pela arbitragem, e também o gosto em dar a conhecer o bom nome da arbitragem Portuguesa.

Sandra Bastos  



1.       Como é que uma “menina” entra para o mundo da arbitragem?
Sempre gostei de jogar e ver futebol, mas a arbitragem apenas surgiu na minha vida quando uma vez, estudava no 12º ano da área de desporto, assisti a um colóquio sobre arbitragem na escola e aí fiquei logo com curiosidade. Consegui fazer o curso de árbitros lá na escola e, depois disso, seguiu-se naturalmente o 1º jogo. Não é fácil de explicar para quem não é árbitro mas, depois de começar a arbitrar jogos, percebi que era mesmo isso que queria fazer!

2.       Antes da vida na arbitragem existe a vida pessoal. Como consegues conciliar ambas?
É muitas vezes difícil conciliar as duas e quem fica a perder quase sempre é a família e os amigos. Mas eles compreendem esta minha paixão e dão-me todo o apoio possível.

3.       Estiveste presente nas Olimpíadas de Verão da Juventude 2010. O que sente ao ser a primeira árbitra portuguesa nomeada para estar presente numa final de uma prova sob a alçada da FIFA?
Sinto-me feliz mas com os pés assentes na terra pois tenho que continuar a trabalhar para continuar a ter a confiança das entidades máximas da arbitragem e chegar o mais longe possível. É uma vitória minha, da minha equipa mas principalmente da arbitragem portuguesa. Aproveito para mais uma vez agradecer o apoio de todas as pessoas que me apoiaram e em especial a minha equipa porque o que sou hoje também o devo muito a eles.

4.       Quais as tuas expectativas quanto ao futuro da tua carreira como internacional?
As minhas expectativas passam por vir a ser arbitra de Elite da FIFA e estar presente num campeonato do mundo e Jogos Olímpicos. Quero dar esse orgulho aos portugueses, à nossa arbitragem e ao nosso Futebol.
5.       De todos os momentos vividos na arbitragem, há algum que tenha sido mais especial e que ficasse mais marcado na tua memória?
Cada momento passado na arbitragem é especial. Representar Portugal pelo mundo fora e mostrar ao mundo que nós, Mulheres, somos capazes enquanto árbitras é algo indescritível. Tudo é possível basta acreditar em nós próprios e lutar.

6.        Qual é a tua opinião em relação a arbitragem feminina em Portugal?
Vai muito bem e recomenda-se. Cada vez temos mais e melhores árbitras!

7.       Tu apitas jogos de futebol feminino mas também apitas futebol masculino. Qual preferes e quais as principais diferenças?
Eu gosto de apitar bons jogos de futebol e esses tanto acontecem no futebol masculino como no feminino. Diria que a principal diferença é a velocidade a que o jogo decorre.

8.       E a forma como os jogadores homens lidam com uma mulher árbitro, sentes que há diferenças?
Sim, penso que os jogadores homens quando vêm uma mulher como árbitro tendem a ser mais educados e a respeitar-nos mais do que aos meus colegas árbitros.

9.       Quem são as tuas referências na arbitragem?
Não são propriamente referências, mas o Olegário Benquerença, Jorge Sousa e Pedro Proença são árbitros que admiro pela sua forma arbitrar e de estar no futebol.

10.   Para alcançar o topo da arbitragem precisamos de estar bem apoiados. Que mensagem gostarias de deixar às pessoas e às organizações que sempre apoiaram a tua carreira?
À minha família, amigos e colegas de arbitragem tenho de dizer o meu muitíssimo obrigado do fundo do coração. Espero continuar a merecer todo o esse apoio, pois também vou continuar a trabalhar para isso.

O Refereetip agradece a disponibilidade demonstrada por Sandra Bastos em cooperar com esta rubrica desejando "10 questões a..."

Comentários