Blatter propõe criação de comitê anticorrupção na Fifa



O presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Joseph Blatter, vai propor em Junho a criação de um grupo de trabalho que terá como missão dar sugestões para evitar os problemas de corrupção no organismo que gere o futebol mundial, indicou o dirigente em entrevista ao semanário alemão SonntagsZeitung.
No ano passado dois elementos do Comité Executivo da FIFA, Reynald Temarii e Amos Adamu, foram suspensos depois de se- rem envolvidos num esquema de venda de votos para a eleição dos países organizadores dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022, na sequência de uma reportagem do jornal britânico Sunday Times.
Temarii e Adamu não puderam participar na eleição em que a FIFA escolheu a Rússia para 2018 e o Qatar para 2022.
Blatter sublinhou que quer agora assegurar que "não existe corrupção no seio da FIFA".
A constituição do grupo de trabalho ainda não está definida, mas Blatter avança com um comité que terá entre sete a nove membros e será composto por "personalidades de alto nível" do mundo do desporto, economia, política, sociedade e cultura.
Joseph Blatter escusou-se a apresentar nomes para integrar esse comité, indicou apenas que não pretende presidir ao grupo de trabalho.
"O comité terá de ser independente e garantir a máxima credibilidade. Quero apresentar o comité no Congresso da FIFA aqui em Zurique no início de Junho", adiantou o presidente.
A FIFA já tem uma Comissão de Ética, que tratou do caso do ano passado em que além de Temarii e Adamu mais quatro dirigentes foram suspensos.
O presidente da FIFA, que quer ser reeleito em Junho, afirmou que nunca teve intenção de se demitir na sequência do caso de 2010.
"Em nenhum momento pensei que tinha de ir embora. Estarei aqui muito tempo. Mas preciso de muita força para aguentar as duras críticas que me fazem", salientou Blatter.

Fonte: DN Desporto

Comentários