Criado Núcleo de Árbitros de Anadia

O Núcleo de Árbitros de Anadia (NAA) foi criado há cerca de dois meses e tem como principais objectivos reunir os árbitros do concelho de Anadia e dos concelhos limítrofes, bem como antigos árbitros e amigos da arbitragem.


Rui Tiago Patrício - Presidente do NAA
Segundo o seu presidente, Rui Tiago Patrício, a criação do Núcleo “era muito importante”, pois “vai permitir criar as condições para que possa ser dada a devida formação a fim de alcançar um nível de exigência e qualidade maiores”. Por outro lado, “com um núcleo mais próximo, os árbitros de Anadia irão sentir-se mais apoiados”.

De recordar que antes da criação do NAA, os árbitros realizavam, pontualmente actividades, mas a partir de agora a situação muda substancialmente, permitindo desenvolver outro tipo de iniciativas.

O Núcleo reúne árbitros de futebol, futsal e, eventualmente poderá acolher árbitros de outras modalidades.

Neste momento, o NAA ainda não tem uma sede própria, contudo, os responsáveis já reuniram com o presidente da Câmara de Anadia que se mostrou receptivo para apoiar o núcleo.

Rui Tiago refere que “apenas necessitamos de uma sala, para nos podermos juntar, dar formação e também conviver”.

As actividades que pretendem desenvolver passam por dar formação a novos árbitros, bem como formação contínua aos árbitros que se encontram em actividade. O espaço vai permitir ainda a projecção de vídeos com o objectivo de analisar os jogos, em termos de arbitragem, designadamente alguns dos lances mais polémicos.

De referir que esta semana tem início em Anadia, um curso de formação de novos árbitros.

Os responsáveis do NAA pretendem fazer a apresentação pública do NAA a curto prazo, contudo, ainda não há uma data prevista. “Queremos que esta acção seja mais do que uma mera apresentação. O nosso objectivo é que seja um momento de debate onde possa abordar a importância dos núcleos, bem como alguns dos problemas da arbitragem”, explicou o presidente do NAA, frisando que para tal “estamos já a envidar esforços para que estejam presentes algumas das mais altas individualidades da arbitragem nacional, como sejam Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da Liga Profissional de Futebol, Luís Guilherme, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol e o árbitro internacional Olegário Benquerença, entre outros”.

De referir que os árbitros de Anadia estão com uma boa perfomance. Actualmente, há quatro árbitros no escalão Nacional (Rui Tiago, Carlos Taveira, António Ferreira e Ana Amorim).

À semelhança do que existe com as equipas de futebol que treinam várias vezes ao longo da semana, os árbitros também realizam os seus treinos, onde trabalham os aspectos físico e técnico. No caso de Anadia, os árbitros realizam os seus treinos no Centro de Estágios do Luso à terça e quinta-feiras, pelas 19h00.

Segundo Rui Tiago, um dos problemas da arbitragem, ao nível distrital, é o da fiscalidade que afecta, essencialmente os árbitros mais novos, os que se encontram no primeiro emprego, com bolsas de estudo e os desempregados. “Esta situação está a fazer com que muitos jovens não queiram continuar na arbitragem”, afirmou.

Para terminar, o presidente do NAA apela para que todos os amantes da arbitragem desta região de Anadia, árbitros e não árbitros, se tornem sócios desta associação para assim a tornarem mais forte, uma das mais fortes do país, se possível.

Fonte: Região Bairradina 

Comentários