Cursos no Chipre preparam Árbitros Internacionais

Os principais árbitros europeus e estreantes na lista dos juízes internacionais vão acelerar os seus preparativos para o um ano cheio de acção, que agora começou, quando participarem, na próxima semana, nos cursos de Inverno da UEFA, que decorrerão em Limassol, Chipre.


O 19º Curso Avançado Para Árbitros de Elite e Primeira Categoria da UEFA conta com 45 juízes de elite e internacionais, enquanto o 20º Curso Introdutório para Árbitros Internacionais envolve 30 novos juízes internacionais de toda a Europa.

Os cursos, que decorrerão entre 30 de Janeiro e 4 de Fevereiro, não analisarão apenas o início da época, mas também constituirão um importante aviso para os compromissos que os árbitros terão na UEFA Champions League, UEFA Europa League e nos jogos das selecções nacionais.

Foi organizado um horário exigente para os acontecimentos da próxima semana, que terão como anfitriã a Federação Cipriota de Futebol (KOP/CFA) e que também incluirá uma reunião do Comité de Árbitros da UEFA.

O curso introdutório obrigatório visa ajudar os novos 34 árbitros internacionais, seleccionados pela FIFA e provenientes de 24 países, a preparem-se para dirigir encontros europeus – começando nos mini-torneios das competições para selecções mais jovens e das pré-eliminatórias da UEFA Champions League e UEFA Europa League e, também, a evoluírem nas suas carreiras.

Os novos árbitros da UEFA farão o teste físico completo da UEFA, assim como outros exercícios de avaliação física, e também verão testados os seus conhecimentos de língua inglesa, agora a língua franca de arbitragem. A parte teórica do curso introdutório verá membros do Comité de Arbitragem da UEFA e os instrutores darem conselhos de posicionamento e tomada de decisões, com o recurso a imagens de jogos recentes de provas organizadas pela UEFA, assim como de sessões práticas.

Finalmente, os novos árbitros serão instruídos sobre as tarefas que terão de desempenhar relativamente a procedimentos administrativos junto da UEFA. Esse curso realizar-se-á de domingo a quarta-feira.

O curso avançado juntará árbitros experientes: 24 de Elite e 21 de Primeira Categoria e Primeira Categoria de Desenvolvimento. Tal como acontece com os seus homólogos menos experientes, o programa inclui sessões físicas (com incidência para o teste físico da FIFA), teóricas e práticas. O curso avançado foi prolongado em mais um dia, quando comparado com anos anteriores, pelo que os participantes chegarão na segunda-feira e regressarão aos respectivos países na quinta-feira.

Outra novidade, explicada pelo secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, numa mensagem de boas-vindas aos delegados, é que "este ano, efectuar-se-á um exame à visão de cada árbitro, assim como as habituais sessões de medições e 'check-ups' médicos, ilustrando que o Comité de Arbitragem da UEFA está preocupado, não apenas com a boa forma física dos árbitros, mas também com a sua saúde."

O curso também ganhará com o "know-how" proporcionado por vários árbitros que marcaram presença no último Campeonato do Mundo, "uma competição que mostrou o nível do futebol europeu e da sua arbitragem", conforme disse Gianni Infantino. Também analisará a experiência adquirida com a medida experimental com os árbitros-assistentes adicionais, que esta época foi alargada à UEFA Champions League, para além da UEFA Europa League.

"Serão partilhadas durante o curso as experiências da primeira parte da época da UEFA", acrescentou o secretário-geral da UEFA. "Desejo a todos os participantes, prelectores e pessoal de apoio no Chipre, uma estadia agradável."

Fonte: UEFA.COM

Comentários