Joseph Blatter promete arbitragem profissional em 2014



Depois de uma série de polémicas envolvendo a arbitragem do Campeonato do Mundo na África do Sul, o presidente da Fifa Joseph Blatter garante que em 2014 o torneio só terá árbitros profissionais.

"O objectivo é claro: em 2014 só árbitros profissionais apitarão no Campeonato do Mundo. É uma obrigação. Os treinadores são profissionais, os jogadores são profissionais, não existe razão para que os árbitros não o sejam. E se alguns disserem que não há dinheiro suficiente para remunerá-los, eu responderei que há dinheiro suficiente nos campeonatos profissionais".

O presidente ainda opinou sobre outra questão polémica como o calendário de jogos e criticou a duração dos campeonatos. "Para mim, e o Michel Platini (presidente da UEFA) concorda, os campeonatos são longos demais porque há equipas demais, jogos demais. Um campeonato de 20 equipas resulta em 38 jogos, além das Campeonatos nacionais, das Campeonatos da liga, etc. Uns queixam-se que os jogadores estão cansados ou contundidos mas isso não é por causa do calendário das selecções, e sim dos clubes", completou o mandatário.

Por fim, Blatter admitiu que a Força-Tarefa Futebol 2014, criada para discutir as regras do futebol, irá rever alguns conceitos a partir deste ano.

"A força-tarefa visa fazer um balanço da organização do futebol e das competições. Dou alguns exemplos: atribuímos três pontos para a vitória e um ponto para o empate. Podemos questionar para saber se isso é uma coisa boa, podemos discutir a respeito. A prorrogação é a única saída em caso de empate? O golo de ouro é uma opção que deve ser reavaliada? Uns gostavam, outros não. Há diversos aspectos das competições que podem ser discutidos", finalizou.

Fonte: SuperEsportes

Comentários