Noruega lidera Ranking Respeito e Fair Play da UEFA


Os três primeiros do Ranking Respeito e Fair Play da UEFA, que garantem um lugar na 1ª pré-eliminatória da UEFA Europa League de 2011/12, pertencem neste momento a Noruega, Inglaterra e Suécia. Portugal ocupa o 22º posto.

O ranking de Respeito e Fair Play, que tem por base todos os jogos das provas da UEFA a nível de clubes e selecções disputados entre 1 de Maio de 2010 e 30 de Abril de 2011, é liderado pela Noruega.
Tomados em conta os encontros disputados até 31 de Dezembro de 2010, os noruegueses, seguidos pela Inglaterra e Suécia, lideram a corrida pelos três lugares de acesso à primeira pré-eliminatória da edição de 2011/12 da UEFA Europa League.
Estes registo intermédios têm em conta apenas as federações nacionais que disputem um mínimo 27 jogos. O número foi calculado ao dividir o total de partidas da UEFA pelo conjunto de federações filiadas.
Conforme está definido no regulamento das provas de clubes da UEFA, três lugares são automaticamente atribuídos às três federações melhor classificadas no ranking de Fair Play da UEFA, desde que tenham uma média de 8.0 pontos ou mais.
As avaliações de Respeito e Fair Play são realizadas pelos delegados da UEFA aos jogos, tendo por base critérios como o jogo positivo, respeito pelo adversário e pelo árbitro, o comportamento do público e dos representantes das equipas, assim como admoestações e expulsões.
As três federações que tiverem um lugar adicional na UEFA Europa League de 2011/12 terão direito a inscrever o clube vencedor da competição de Fair Play da respectiva divisão principal.
Se este clube já tiver alcançado a qualificação para uma competição da UEFA será inscrito o segundo classificado no ranking de "fair play" interno. Caso o segundo posicionado já estiver apurado será inscrito o terceiro e assim sucessivamente. É até possível que uma equipa relegada para a segunda divisão se qualifique para UEFA Europa League como resultado de uma conduta exemplar durante o campeonato.


Fonte: UEFA


Comentários