Teste Intermédio - Árbitros Assistentes 2ª Categoria Nacional

Em baixo apresentamos o teste realizado pelos árbitros assistentes de 2ª Categoria Nacional no dia 15 de Janeiro do presente mês.




Perguntas

1.      Qual a distância tirada na perpendicular à linha de baliza, entre o centro duma baliza e o arco de círculo existente for da área de grande penalidade adjacente a essa baliza?

2.      Um defensor, sem ser o guarda-redes vai executar um pontapé de baliza.
Após verificar se a bola está devidamente colocada, onde deve colocar-se o árbitro assistente durante a execução do mesmo? Para quê?

3.      Se tem a certeza que o golo foi obtido irregularmente, que sinalética emprega para disso informar o árbitro?

4.      Num pontapé de canto não há fora-de-jogo. Como justifica essa afirmação?


5.      Que sinalética usa para assinalar a falta atacante, cometida na sua zona de intervenção.
Pormenorize os movimentos de bandeira que terá de efectuar.

6.      Um jogador que se encontrava a ser assistido, fora do terreno de jogo, junto à linha de baliza, próximo da baliza defendida pela sua equipa, ao ver a bola encaminhar-se para o golo, já com todos os colegas batidos, entra rapidamente no terreno de jogo e consegue dar um soco na bola e evitar a sua entrada na baliza.
Diga a sinalética e a movimentação que o árbitro assistente deve fazer ao verificar que o seu chefe de equipa, que está mais longe, hesita na decisão a tomar.

7.      Nas mesma circunstâncias da pergunta anterior que sinalética e movimentação faria para informar o árbitro, se o jogador, ao socar a bola, a introduzisse na sua própria baliza?

8.      Um árbitro assistente pode entrar dentro do campo para proceder à formação de uma barreira.
Em que zona do campo está aconselhado para que isso possa acontecer.

9.      Que indicação deverá o árbitro assistente dar ao seu chefe de equipa quando o guarda-redes de uma equipa executar um pontapé de baliza e a bola for depois recolhida no meio campo contrário por um seu colega que apenas tinha à sua frente o guarda-redes da equipa adversária? Justifique.

10.  Um jogador que tem somente à sua frente o guarda-redes adversário no momento em que a bola lhe é passada, está ou não em posição de fora de jogo?


11.  Um defensor, para colocar em posição ilegal um avançado contrário, sai para além da sua própria linha de baliza.
Entretanto a bola é passada para aquele avançado, o qual, assim recebe a bola, dá duas passadas e dispara um potente remate que bate inapelavelmente o desamparado guarda-redes.
Surpreendentemente, o árbitro valida o golo.
Terá razão para assim proceder? Justifique.

12.  Um jogador defensor, na disputa da bola com um avançado, é carregado de forma correcta, mas por ser mais fraco fisicamente, acaba por cair e ir para fora do terreno, junto a sua própria linha de baliza.
Segundo a lei 11, naquela situação ele é considerado como se estivesse sobre a linha de baliza até a próxima interrupção do jogo. Sendo assim, pergunta-se:
Pode regressar imediatamente ao jogo, ou terá de esperar pela próxima interrupção?
Explique.

13.  Um jogador de campo está colocado junto ao 2º poste da sua baliza, na altura em que era executado um canto contra a equipa adversária.
No momento em que todos olhavam para a trajectória da bola, aquele jogador dá uma cuspidela na cara de um suplente que ali perto fazia exercícios de aquecimento. Teve azar, pois essa atitude não escapou ao árbitro, que, de imediato apita, exibe-lhe o cartão vermelho e ordena o recomeço do jogo com um pontapé de baliza.
Considerando a sua decisão correcta, o que terá acontecido?

14.  Pontapé-livre directo dentro da área de grande penalidade a favor da equipa que defende. A bola, depois de chutada, foi captada mesmo sobre a linha da área de grande penalidade paralela à linha de baliza por um jogador atacante que, de ponto remata, obtendo golo.
Árbitro assistente levanta a bandeira.
O árbitro vai junto dele porque não percebe a razão do sinal do seu assistente. Este elucida-o e o árbitro vai agir em conformidade.
Como deverá proceder? Porquê?

15.  Em que local do terreno de jogo deve permanecer o guarda-redes, colega do executante, durante a execução de pontapés da marca de grande penalidade para se achar o vencedor?

16.  Na sua diagonal, um árbitro assistente assinala qua a bola saiu pela linha lateral, mas não tem a certeza de qual o ultimo jogador a tocar-lhe. Como deve proceder?

17.  O executante de um lançamento lateral lança a bola para o seu guarda-redes, enfiando-a directamente na baliza.
O que deve fazer o árbitro assistente?

18.  É aos árbitro assistente que normalmente compete vigiar a posição dos pés do jogador que vai executar um lançamento pela linha lateral. Das seguintes posições dos pés, diga as que estão correctas.
a)      Os dois pés fora do terreno de jogo
b)      Um pé fora e outro sobre a linha lateral
c)      Os dois pés sobre a linha lateral
d)      Os dois pés dentro do terreno, mas um deles com o calcanhar sobre a linha
e)      Os dois pés dentro do terreno, mas ambos com os calcanhares sobre a linha

19.  A bola bate na bandeirola de canto e sai pela linha de baliza.
Que indicação deverá o árbitro assistente dar ao seu chefe de equipa?

20.  Ao marcar-se um pontapé de canto, a bola sai pela linha de baliza ainda antes de sair da área da canto. O que deve o árbitro assistente assinalar?



Podem fazer o download do documento aqui

Comentários