Jornalista dos EUA quer apoio para derrubar presidente da Fifa


Congresso da entidade que rege o futebol mundial será realizado em Zurique, de 31 de maio a 1º de junho.


O jornalista da revista "Sports Ilustrated" Grant Wahl pretende derrubar Joseph Blatter da presidência da FIFA. Para isso, o americano luta para ter o apoio de ao menos uma das 208 confederações nacionais. Só assim Wahl será liberado para concorrer na eleição ao cargo máximo da entidade que gere o futebol mundial. Wahl, que anunciou via internet seu objetivo de substituir Blatter, tem cinco semanas para garantir a nomeação que ele precisa para entrar no pleito, que será realizado durante o congresso da FIFA, em Zurique, de 31 de maio à 1º de junho.


Blatter, que completa 75 anos no mês que vem, provavelmente enfrentará o presidente da Confederação Asiática de Futebol, Mohammed Bin Hammam, do Qatar. Wahl, que escreve sobre futebol na revista semanal, disse acreditar que só alguém de fora poderá fazer pressão para que ocorram mudanças na forma como a FIFA opera. "Muito disso é para mandar uma mensagem para a FIFA em nome dos torcedores de futebol ao redor do mundo. Essas pessoas querem ver mudanças", disse o repórter de 37 anos. "A reação tem sido extremamente positiva por parte dos torcedores. Tem sido algo global, o que não me surpreende totalmente. Viajo muito e sei que há muita insatisfação em relação à FIFA".


"Ainda não tive nenhum contato com federações, estou respondendo à grande demanda da imprensa, como jornais, rádio e televisão", prosseguiu ele. "Agora vou tentar ver se é possível achar uma federação que me nomeie antes do final do prazo, em 1º de abril. Há muitas federações por aí, mas obviamente é um enorme desafio". Wahl conversou com um membro do Comitê Executivo da FIFA, seu compatriota Chuck Blazer. "Ele tem sido ótimo, achou a ideia criativa, isso é bacana," disse Wahl. "Acho que ele acha graça no que estou fazendo, embora haja seriedade na iniciativa. Se outro membro do comitê executivo tem o mesmo senso de humor, isso eu não sei".


Na revista, Wahl fez críticas ácidas à escolha de Rússia e Qatar para sedes das Copas de 2018 e 2022, respectivamente. "Para uma entidade que gosta de bater no peito para dizer que não é corrupta, ter dois vencedores ricos em petróleo é a mais clara mensagem possível de que a FIFA precisa de uma reformulação completa na sua liderança e organização". Wahl espera ser capaz de confrontar Blatter em um debate no congresso da Concacaf, em 3 de maio, em Miami. "Ganhar (a eleição) não é o grande objetivo. Estou fazendo isso em nome dos torcedores de futebol do mundo. É o esporte mais popular do mundo, e eles querem que a FIFA seja uma entidade da qual possam se orgulhar".

Fonte:  SAFERGS

Comentários