Opinião: Árbitros tremem na casa do visitado



Observando o início dos campeonatos estaduais pelo Brasil afora e o reinício dos campeonatos europeus (Alemão, Francês, Inglês, Espanhol e Português)  neste início de 2011, lembrei-me da pesquisa de mestrado da brasileira Vanessa Bellissimo, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que analisou 2.352 jogos dos campeonatos Paulista e Brasileiro da Série A recentemente, onde foi constatado que os árbitros de futebol aplicam um maior número de cartões contra jogadores das equipes visitantes e procedem com maior leniência com os atletas das equipes que jogam em seus domínios.

A tese do apito caseiro, que predomina entre torcedores, dirigentes, atletas e imprensa, agora tem fundamentação científica. O estudo mostrou que os mandantes receberam 4.700 cartões, enquanto os visitantes, foram penalizados com 7.100 cartões. Enquanto a equipe da casa recebeu, um cartão vermelho a cada cinco jogos, os visitantes foram penalizados uma vez a cada três partidas. A pesquisadora em tela utilizou dados de sites, jornais, Tvs e revistas esportivas, ignorando as súmulas das partidas dos jogos, que são públicas.

Fazendo uma análise conjunta ou isoladamente, das competições acima, a pesquisadora constatou que os visitantes foram penalizados com um maior número de cartões amarelos e vermelhos, e venceram menos jogos com enorme diferença.

Nos 2.352 jogos pesquisados, os visitantes venceram apenas 592 e foram derrotados em 1.191. Os demais 569 jogos terminaram empatados. Jogadores da equipe da casa foram advertidos, em média, com dois cartões amarelos por jogo, menos advertências que os visitantes, que receberam três cartões amarelos por confronto.

A mestre ainda associou a quantidade de cartões amarelos com o placar das partidas. Tanto o mandante como o visitante foram penalizados com um número menor de cartões quando venceram seus jogos. Uma das partidas que embasou a análise da pesquisadora foi Corinthians 1 x 1 Internacional, na 40 ª rodada (antepenúltima do Brasileirão/05), mando da equipe paulista no Pacaembu.

No jogo, o Inter recebeu um cartão vermelho e dois amarelos. Naquela oportunidade, o árbitro não assinalou um pênalti para os gaúchos e expulsou o meia Tinga por suposta simulação da falta máxima. A pesquisadora Vanessa Bellissimo afirma que sua pesquisa não analisou as equipes pelo nome, o estudo teve como mote mandantes e não-mandantes. Bellissimo afirma ao final da sua pesquisa científica que pretende aprofundar seus estudos sobre o tema e contribuir para a melhora do nível das arbitragens.

Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com
Escrito em Português do Brasil

Comentários