Teste Intermédio - Árbitros 3ª Categoria Nacional (Zona Sul)

Em baixo apresentamos o teste intermédio realizado pelos árbitros de 3ª Categoria Nacional no dia 5 de Fevereiro de 2011.


PERGUNTAS

1.      Poderão ser utilizadas balizas móveis? Justifica.

2.      O árbitro vai efectuar a execução de uma bola ao solo e convida as duas equipas a participar tendo uma delas recusado.
O que deve fazer neste caso?

3.      São duas as situações que, segundo a Lei 8, levam a repetição do lançamento de bola ao solo.
Refira-as.

4.      Como e onde deve ser punido um jogador que tenha uma atitude gestual injuriosa ou grosseira?

5.      Quando um jogador rasteira um adversário deve ser advertido? Justifique

6.      O jogador n° 10 da equipa A, após ser assistido, esta fora do terreno e junto a sua linha de baliza a aguardar autorização do árbitro para reentrar.
Entretanto um adversário conduzindo a bola, ao passar perto dele, cospe-lhe para cima.
Como agiria neste caso?

7.      O árbitro assinalou uma falta muito perigosa contra uma equipa que já só tem sete jogadores, mesmo junto a área de grande penalidade, em posição frontal para a baliza.
Enquanto procedia a formação da barreira, um jogador da equipa que só tem os sete abandona deliberadamente o terreno de jogo.
Que atitude tomava como juiz do encontro?

8.      Após a marcação de um pontapé de canto, a bola bate num dos postes e ressalta para um jogador atacante que só tem a sua frente o guarda-redes contrário. Esse jogador recebe a bola, remata e consegue obter golo.
Como deve proceder o árbitro? Porquê?

9.      Em que circunstâncias o árbitro terá obrigação de actuar segundo a informação de um seu árbitro assistente?

10.  Um árbitro assistente levanta a bandeira ao alto com a mão esquerda, agita-a ligeiramente e inclina-a obliquamente.
Que informação pretende ele dar ao árbitro com aquela sinalética?

11. Por motivo de forte chuvada, o árbitro interrompeu definitivamente o jogo, comunicando o facto aos capitães das equipas.
No entanto, passados 5 minutos, verificou que já estavam reunidas as condições para que o jogo se reiniciasse, o que efectivamente fez com o acordo dos responsáveis de ambas as equipas.
Terá sido correcta ou incorrecta esta decisão? Justifique.

12.  É na Lei 12 que são definidas as Sanções Disciplinares a aplicar pelo árbitro. Por exemplo, para expulsão são especificadas sete faltas possíveis tais como:

§  “Tornar-se culpado de conduta violenta"

§  "Impedir a equipa adversária de marcar um golo, ou anular uma clara oportunidade de golo, tocando deliberadamente a bola com a mão (isto não se aplica ao guarda-redes na sua área de grande penalidade) "

Diga mais Três dessas faltas.

13.  Num pontapé-livre concedido dentro da área de grande penalidade favorável a equipa defensora, o pontapé pode ser efectuado em qualquer direcção?

14.  Na marcação de um pontapé-livre directo a favor da equipa que defende, dentro da área de grande penalidade, o marcador passou a bola directamente ao seu guarda-redes e o árbitro mandou repetir o pontapé.
Agiu correctamente? Porquê?

15.  As faltas praticadas a distância sobre adversários, estando o jogo a decorrer, podem originar os seguintes recomeços:

Pontapé-livre directo;
Pontapé de grande penalidade;
Pontapé-livre indirecto;
Bola ao solo;
Descreva um lance que dê origem a punição prevista na alínea b).

16.  Um colega do executante colocado fora da área de grande penalidade junto de uma das linhas perpendiculares à linha de baliza, avança para a frente da linha da bola antes desta partir.
O árbitro verifica o movimento do jogador, mas, mesmo assim, permite que o pontapé seja efectuado.
A bola saiu ao lado da baliza.
Como deve proceder o árbitro?

17.  Na execução de um pontapé de grande penalidade são exigidas diversas condições de colocação, tanto ao guarda-redes e executante, como aos restantes jogadores.
Em relação a estes últimos refira pelo menos três dessas condições.

18.  Um jogador executa um lançamento de bola pela linha lateral, na direcção da sua própria baliza.
Como deverá proceder o árbitro se a bola não foi tocada pelo guarda-redes sem ter conseguido evitar que ela entrasse na baliza?

19.  Para o árbitro considerar correcto um lançamento lateral, como deve este ser executado relativamente ao corpo do lançador?

20.  Do relatório do árbitro consta a seguinte advertência:
"Aos 25 m da l.a parte foi advertido o jogador suplente n°12 da equipa B por entrar em terreno de jogo sem minha autorização"
Acha correcta esta descrição? Justifique a sua resposta.

Podem fazer o download do documento aqui

Comentários