Teste Intermédio - Árbitros 3ª Categoria Nacional (Zona Centro) e Quadro Feminino

Em baixo apresentamos o teste intermédio realizado pelos árbitros de 3ª Categoria Nacional (Zona Centro) e Quadro Feminino no dia 12 de Fevereiro de 2011.

Perguntas

1.              Um jogador apresenta-se em campo para jogar com óculos. Você autorizaria que ele jogasse? Justifique.

2.      Um suplente que entra no terreno de jogo sem autorização do árbitro deve ser advertido.
Para assim proceder, em que fundamento legal se baseia o árbitro para lhe exibir o cartão amarelo?

3.      Um jogador que, com o jogo a decorrer, saiu do terreno para regularizar o seu equipamento, reentra sem pedir autorização ao árbitro. Por tal motivo foi-lhe exibido o cartão amarelo, sem no entanto a sua equipa ter sido punida com o respectivo livre-indirecto.
Que razão encontra para que esta decisão do árbitro tenha sido correcta?

4.      Do relatório do árbitro consta a seguinte advertência:
"Aos 25 m da 1.a parte foi advertido o jogador n.° 12 da equipa B por protestar uma decisão minha."
Acha correcta esta descrição? Justifique a sua resposta.

5.      O delegado de uma das equipas pretende, no final do jogo, assinar a declaração de protesto, negando-se a informar o árbitro da razão da sua atitude, alegando não ter que dar satisfações sobre essa matéria.
Nestas circunstâncias deve ou não o árbitro por ao seu dispor, para aquele efeito, o boletim do encontro?

6.      Um árbitro assistente levanta a bandeira ao alto e corre até a bandeirola de canto. Que informação pretender dar ao árbitro com aquela sinalética?

7.      Segundo as leis do jogo, o pontapé de saída obedece a determinados procedimentos que envolvem árbitro, jogadores e bola.
Mencione então 4 dessas situações para que seja dado cumprimento correcto à Lei 8.

8.      Normalmente quando a bola esta em jogo e é detida por um corpo estranho, o árbitro recomeça-o executando um lançamento de bola ao solo.
Existe, no entanto, uma situação em que não se aplica este princípio. Diga qual?

9.     Diga três recomeços de jogo em que não haja fora-de-jogo.

10.       As faltas praticadas a distancia sobre adversários, estando o jogo a decorrer, podem originar os seguintes recomeços:

a)      Pontapé-livre directo;
b)      Pontapé de grande penalidade;
c)      Pontapé-livre indirecto;
d)      Bola ao solo;
Descreva um lance que dê origem a punição prevista na alínea a).

11.  Refira dois factores de gravidade que possam levar o árbitro a advertir o jogador que entra em tacle sobre o adversário.

12.  Um jogador com a bola presa entre as pernas vai saltitando e, naquelas condições entra na baliza adversaria.
Esta situação repetiu-se em dois jogos diferentes apitados pelo mesmo árbitro, o qual num dos jogos validou o golo e no outro considerou infracção por parte desse jogador.
Como justifica diferentes soluções para o mesmo caso? Explicite.

13.  Um avançado corre para a baliza pela zona central do terreno.
Além do guarda-redes, tem ainda pela frente um defesa que, fora da área, para evitar que ele fique completamente isolado com a bola, salta e consegue soca-la para longe.
Como proceder?

14.  O árbitro assinalou, dentro da área de grande penalidade um pontapé-livre directo. Terá necessariamente errado, ou esta situação pode acontecer?

15.  Na marcação de um pontapé-livre directo ou indirecto, se o executante introduzir a bola directamente na sua baliza, o jogo recomeça com um pontapé de canto.
Será sempre assim, ou existira alguma situação diferente?

16.  O árbitro assinalou uma falta contra uma equipa que já só tem sete jogadores.
No momenta em que um jogador adversário corria para a bola para marcar o respectivo livre, um jogador da equipa que só tem os sete abandona deliberadamente o terreno de jogo. Que atitude tomava como juiz do encontro?

17.  Num pontapé de grande penalidade o executante corre para a bola e depois de terminar a sua corrida de balanço, simula pontapear a bola para um lado, chutando-a para o outro. No entanto o guarda-redes consegue defender a bola para canto.
Como deve proceder o árbitro?

18.  Um colega do executante de uma grande penalidade, colocado fora da área de grande penalidade, junto de uma das linhas perpendiculares à linha de baliza, avança para a frente da linha da bola antes desta partir.
O árbitro verifica o movimento do jogador, mas mesmo assim permite que o pontapé seja efectuado.
A bola entrou directamente na baliza.
O que deve fazer o árbitro?

19.  O guarda-redes recebeu a bola com as mãos vinda de um lançamento lateral e o árbitro apitou e puniu a sua equipa com um pontapé-livre indirecto.
Passado algum tempo, recebe novamente a bola com as mãos vinda de outro lançamento lateral e o árbitro deixou seguir o jogo por não haver infracção. Como justifica esta diferença de atitudes?

20.  Para o árbitro considerar correcto um lançamento lateral, como deve este ser executado relativamente aos pés do lançador?

Podem fazer o download do documento aqui

Comentários