Cinco árbitros no Euro 2012, mas veto à tecnologia mantém-se


O International Footaball Board (IFAB), guardião das Leis do Jogo, concordou com a inclusão de dois árbitros-assistentes adicionais na fase final do UEFA EURO 2012, na Polónia e Ucrânia, no próximo Verão. Esta decisão vem no seguimento de um pedido da UEFA ao IFAB para continuar a experiência no torneio.
O IFAB – do qual fazem parte a Federação Inglesa de Futebol, a Federação Escocesa de Futebol, a Federação Galesa de Futebol, a Federação Norte-irlandesa de Futebol e a FIFA, que tutela o futebol mundial – deu luz verde a esta proposta na sua 125º reunião anual, que decorreu em Newport, País de Gales, este sábado, como parte das experiências contínuas que pretendem ajudar os árbitros na tomada de decisões. A fase final do UEFA EURO 2012 vai compreender 31 jogos, na Polónia e Ucrânia, entre 8 de Junho e 1 de Julho de 2012.


"Foi endereçada uma proposta à IFAB sobre a continuação da experiência com dois árbitros-assistentes adicionais", pode ler-se num comunicado, "e a IFAB aprovou que a implementação no EURO 2012, na Polónia e Ucrânia, devia fazer parte do período experimental."


A experiência com árbitros-assistentes adicionais envolve – para além do árbitro principal e dois auxiliares – dois árbitros-assistentes adicionais, colocados atrás da linha-de-fundo, próximo da baliza, cuja missão é observar os lances que ocorrem na grande área, tais como faltas ou conduta violenta.
Depois de uma decisão do IFAB em Julho passado, actualmente a experiência tem sido conduzida na UEFA Champions League, UEFA Europa League e Super Taça Europeia. A experiência vai ser levada a cabo na UEFA Champions League e na UEFA Europa League (esta época e em 2011/12), e na Super Taça Europeia em 2011.
As experiências com dois árbitros-assistentes adicionais foi realizada em primeiro lugar na fase de qualificação para o Campeonato da Europa Sub-19, no Outono de 2008. Posteriormente, o IFAB deu autorização para que os testes continuassem a nível profissional, e a experiência foi implementada na UEFA Europa League em 2009/10, com o alto patrocínio de FIFA e IFAB.


O IFAB foi fundado em 1886 e cada uma das quatro federações britânicas tem direito a um voto, enquanto a FIFA, que representa as restantes 204 federações que a compõem, tem direito a quatro. Para que uma proposta seja aprovada é necessário que obtenha uma maioria de três quartos.
Em relação a outras decisões, o IFAB concordou em prolongar por mais um ano os testes às tecnologias na linha-de-golo, e acordou que em relação à Lei 4 – Equipamentos dos Jogadores, não será permitida a utilização de agasalhos no pescoço.


Fonte: UEFA

Comentários