Arbitragem de luto: Morreu Manuel Lousada Rodrigues

Realizou-se, esta segunda-feira, no Cemitério da Ribeira de Santarém, o funeral do antigo árbitro internacional português, Manuel Lousada Rodrigues, que faleceu no passado sábado, aos 91 anos, no Hospital de Santarém.


Manuel Lousada Rodrigues nasceu em 26 de Junho de 1919, em Vale de Santarém.

Homem multifacetado, o malogrado árbitro foi praticante de Futebol, Basquetebol e Ténis de Mesa. No “desporto rei” foi federado entre 1938 e 1948, representando clubes como o Grupo Futebol Empregados do Comércio, o Grupo Desportivo dos Ferroviários, o Sporting Clube Ribeirense, o Sport Grupo Scalabitano “Os Leões”, tendo ainda sido seleccionado, por duas vezes, para representar a selecção de Santarém.

Mas foi na Arbitragem que mais se distinguiu. Ascendeu a árbitro de primeira categoria na época 1953/1954 e logo dirigindo o clássico, FC Porto - Sporting. Tornou-se internacional em 1961/62, permanecendo na elite mundial até 1968/69, tendo participado nas principais competições nacionais e internacionais. A saber: Taça dos Clubes Campeões Europeus, Taça das Taças, Taça das Cidades com Feira, Fase final do Campeonato Mundo Militar, Torneio Internacional de Juniores da UEFA, jogos entre Selecções “A” e Taça de Portugal.

Após o final da carreira, manteve-se ligado à Arbitragem, como formador, tendo passado pela Federação Portuguesa de Futebol, na qualidade de membro da Comissão de Apoio Técnico, Instrutor, Leccionador dos cursos de Treinadores e Observador de Árbitros.

Nesta hora de luto, a Federação Portuguesa de Futebol endereça as suas mais sentidas condolências à família enlutada, curvando-se perante a memória de um homem que tanto deu à modalidade.

Fonte: FPF

Refereetip associa-se a todo movimento da arbitragem que apresenta as mais sentidas condolências à família de Manuel Lousada, reconhecendo neste homem um grande exemplo de dedicação à nossa causa.

Comentários