Equipas e árbitros aproveitam com o Europeu de Sub-17


O Campeonato da Europa de Sub-17, que está a decorrer na Sérvia, é uma oportunidade para os jogadores viverem a experiência dos grandes palcos e também permite que fiquem a saber aquilo que os árbitros pretendem em campo.
Como tem vindo a acontecer na fase final de todos os Europeus desde o UEFA EURO 2008, os membros do Comité de Arbitragem da UEFA, Hugh Dallas e Vlado Sajn, fizeram uma prelecção às oito equipas finalistas antes do início da prova. Foram abordados temas como a utilização de força excessiva, o agarrar dentro da área, simulações e confrontos, com a exibição de exemplos em DVD, existindo também tempo para as questões colocadas por jogadores e treinadores.
Dallas, que foi árbitro da UEFA entre 1993 e 2002, explicou ao UEFA.com. "Fizemos isso no Campeonato da Europa de 2008, na Áustria e Suíça. O seleccionador espanhol confessou-nos que tinha sido uma boa iniciativa, porque os jogadores tiveram oportunidade de perceber aquilo que era exigido aos árbitros. Considero isto importante, porque antigamente os árbitros recebiam instruções que não eram comunicadas aos jogadores ou aos técnicos."
"Isto contribuiu para que fossem exibidos menos cartões vermelhos no EURO 2008. É isto que pretendemos, queremos evitar os cartões amarelos e os vermelhos. A formação de todas as partes é muito importante."
A fase final de uma competição é o momento ideal para explicar isto às equipas, afirmou Dallas. "São provas curtas e intensas, com duas, três ou quatro semanas", sublinhou. "Resulta sempre bem nestas competições e também vamos passar esta mensagem na fase final do Europeus de Sub-19 e na competição de sub-21 que vai decorrer na Dinamarca. Este DVD também vai servir de base ao que vai ser exibido às selecções finalistas que vão estar na Polónia e na Ucrânia".
Os benefícios têm-se sentido em campo e Dallas está muito satisfeito pela forma como tem decorrido o Europeu de Sub-17. "Está tudo a correr muito bem", declarou. "Considero que as arbitragens têm sido muito boas. As equipas também contribuíram para isso. Gostaria de felicitar os jogadores por terem seguido as instruções que demos nas reuniões. Os árbitros fizeram o que lhe foi pedido, por isso tem existido uma grande regularidade."
A experiência da participação nesta prova é tão importante para os árbitros como para os jogadores. "Vimos isto em edições anteriores de europeus dos escalões jovens, em que participaram jogadores como o Cristiano Ronaldo e Fernando Torres, e os árbitros são os mesmos. Estive do Europeu de Sub-18 de 1994, em Espanha, e foi uma experiência fantástica, pois é o mais próximo que se pode estar de ser árbitro profissional. Comer, dormir, treinar, sempre a discutir a arbitragem. Por isso é muito importante que os jovens árbitros aproveitem a oportunidade e recolham o máximo de informações possíveis."
"É um ambiente diferente, estão longe do conforto do quotidiano, mas o grupo que está aqui é excelente, têm uma camaradagem fantástica. O apoio que dão uns aos outros é muito encorajador."

Fonte: UEFA

Comentários