FIFA avança com novos testes da tecnologia de linha de golo


A FIFA convidou esta terça-feira "empresas especializadas" a participar numa nova série de testes à tecnologia de linha de golo, que vão decorrer de setembro a junho de 2012.

Durante a primeira fase, de setembro a dezembro, "cada sistema será analisado em relação a diferentes critérios de seleção, bem como testado à luz do dia e com iluminação artificial", explica a FIFA.

Os critérios compreendem, entre outros, "a indicação automática de um golo no relógio do árbitro, através de vibração e sinal visual".

As empresas escolhidas para a segunda fase - março a junho de 2012 - serão submetidas a novos desafios como "simulações em situações de jogo", em "diferentes condições climatéricas" e sobre "distintos tipos de superfície de jogo".

Os resultados desta ultima avaliação serão apresentados ao International Board (órgão que regula das leis do jogo) em julho de 2012.

"Em 2012 penso que haverá um sistema que permitirá dizer se foi ou não golo e, nesse momento, será introduzido no Campeonato do Mundo de 2014 (Brasil)", disse Joseph Ballter, presidente da FIFA, a 27 de março.

No Mundial'2010, da África do Sul, um golo válido não atribuído à Inglaterra nos oitavos de final em que foi afastada pela Alemanha motivou grande polémica.

"Para evitar o que os ingleses chamaram de flagrante injustiça, era necessário reabrir esta discussão e foi isso que fizemos", admitiu Blatter.

Fonte: Record

Comentários