Kassai "honrado" com presença na final


Viktor Kassai está a desfrutar "uma honra muito grande" à medida que se prepara para ser o árbitro mais jovem de sempre a dirigir uma final da UEFA Champions League.
O húngaro de 35 anos foi escolhido para arbitrar a final desta noite, entre FC Barcelona e Manchester United FC (de Nani e Bebé) e está entusiasmado com a possibilidade de um espectáculo de alto nível em Wembley. "A final da UEFA Champions League é sem dúvida um jogo de topo, por isso podemos esperar um hino ao futebol", disse Kassai ao UEFA.com.
Kassai possui bastante experiência em grandes jogos, e vai tentar basear-se nesses conhecimentos antes deste desafio. "A nossa preparação é sempre a mesma; o truque é nunca mudar o estilo", explicou. "Mentalmente, temos que estar muito concentrados; fisicamente, é preciso estar no pico da forma."
O agente de viagens vai ser o quarto húngaro a dirigir uma final da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Sándor Puhl, o último a fazê-lo, tem boas memórias da ocasião. "Para um jogador, é um passo muito importante estar envolvido num evento destes; para um árbitro é exactamente o mesmo", afirmou Puhl.
Kassai sabe o quanto isto significa para o seu país, acrescentando: "É uma honra muito grande para mim e para a minha equipa. Ela é composta por sete elementos e cada um vai dar o seu melhor. Depois de Károly Palotai ter dirigido a final por duas vezes, Sándor Puhl foi o último, há 14 anos. É uma grande honra dar seguimento a esse legado valioso da arbitragem húngara."
O predecessor de Kassai na final da UEFA Champions League, Howard Webb, tem alguns conselhos para o seu colega. "Deve entrar em campo confiante e realizar um bom jogo, porque já provou o seu valor em diversas ocasiões", disse Webb ao UEFA.com. "O dia vai passar a correr, como acontece sempre, mas tente assimilar tudo, olhe em seu redor e aprecie o espectáculo grandioso em que vai estar envolvido.
Webb tinha 38 anos quando arbitrou a final da época passada, em Madrid. Mas Kassai, três anos mais novo, está consciente da rapidez com que esta distinção o premiou. "Para ser honesto, não esperava que fosse tão cedo", disse. "Mas na arbitragem, e no futebol, a idade não importa, o mais importante é a qualidade, tomar as decisões correctas e realizar uma boa exibição. Só isso."

Fonte: UEFA

Comentários